Resolvi falar um pouco sobre o assunto devido à muitas dúvidas das mães em relação a introdução de alimentos, mais com a dificuldade de fazê-lo.
A primeira relação que o bebê tem com alimentação, logo que nasce, é com leite materno. Que satisfaz, não só nutricionalmente, mas psicologicamente através da segurança e da aproximação, apego.
A mãe deve estar atenta as reações do bebê quando ele mama, para notar como serão às reações da fome, sede e saciedade, podendo saber como será o controle de apetite mais tarde. Mas sem neura! Isto vai se aprendendo aos poucos, e assim você saberá se o choro do bebê é de algum desconforto, de fome ou consolo.
Aprendendo isso, você se sentira mais calma e confiante, estabelecendo reações sem estresse. A alimentação durante um ano, para a criança é fonte de prazer, alívio, conforto. Até aqui a natureza se encarregou de tudo. Quando a introdução de novos alimentos vier, esta relação com novos alimentos não será muito estável, modificando-se a medida com que ele interage com o seu meio ambiente.
Texto: Ana Luisa
Informações obtidas pelo livro "Crescendo com Saúde".
Autoras: Maria Luiza de Brito Ctenas
Márcia Regina Vitolo
Oi Ana Luisa!
ResponderExcluirGostei bastane das dicas, mas sou mamãe de primeira viagem então tenho muitas dúvidas!
Minha pediatra disse que chupetas tendem a ser bem prejudiciais aos bebês, pois entortam os dentes, mas tive a sorte de encontrar esse tipo aqui, que ela disse que é menos prejudicial: http://www.tricae.com.br/chupeta-ortodontica-start-coracao-rosa-mam-25751.html
Ela tem um formato especial, tipo ortodôntico, e parece que ajuda no desenvolvimento da mandíbula, pq o bebê fecha totalmente a boquinha!
Bem, vamos torcer, pq a Bia adoooora chupeta! rsrs
Beijinhos Lê