segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Relato da cesárea intra parto de Tatiana pela doula




Tatiana entrou em contato comigo pelo facebook. Eu havia sido indicada pela doula Cris de Melo. Começamos a conversar, e ela perguntou se eu atendia a cidade dela Osório, disse que sim, e começamos a combinar algumas coisas. Ela foi me contando um pouco da sua história, que havia passado por uma gestação ectópica, e que depois de algum tempo engravidou novamente, com ajuda da técnica in vitro.
Depois de algum tempo marcamos o primeiro encontro aqui em casa. Tati já sabia muita coisa sobre o parto, e confessou que tinha muito medo da cesariana  Expliquei como era meu atendimento, e ela me contou como estavam as consultas no pré natal. Qualquer dúvida que ela tinha, me perguntava. Fizemos mais alguns encontros e muita conversa pelo facebook.

Chegando perto das 40 semanas, Tati começou a sentir ansiedade e medo, pois ela havia lido que bebê in vitro não poderia passar das 40 semanas. Tentei tranquiliza-la explicando que não era bem assim, e Tati se acalmou em relação a DPP.

No dia 19 conversamos muito pelo face, e Tati me comentou que estava com algumas contrações mais próximas, que vinha em intervalos regulares, mas paravam até por hora. Deixamos combinado que se não engrenasse as contrações, nos encontraríamos no Divina no dia seguinte para avaliação e talvez uma indução.
No mesmo dia pela noite Tati me pede para ir a casa dela, que as contrações estavam presentes, mas com intervalos desregulares e que estava ficando com medo. A felicidade era enorme, mas o medo bateu. 

Cheguei já no dia 20, nos primeiros minutos do dia. Papai Daniel me recebeu, e fui ver como estava Tatiana. Estava no quarto, na cama, com uma carinha cansada, mas feliz por sentir que era a hora tão esperada.
Conversamos muito, e decidimos de ir para o hospital fazer o exame para ver como estava Milena de qualquer forma, e torcendo para termos dilatação. Conversamos mais um pouco, o sono estava batendo em todos até que decidimos tentar dormir. Daniel foi descansar em outro quarto para estar apto a dirigir mais tarde. Tati se acomodou e tentou descansar, mas não conseguia . Eu sentada na poltrona, também não consegui dormir, rs.

Até que vimos o sol raiar e decidimos usar o chuveiro. Sua mãe havia chegado e estava preocupada com a filha. Tati sentia um alivio muito grande no chuveiro, mas tinha medo de ficar tonta e cair. E o friozinho da manhã estava incomodando também. Ficamos assim entre bolsas de água quente, massagens, chuveiro até perto da hora de sair.  No carro as contrações se mantiveram em 5-5 minutos, as vezes um pouco mais, um pouco menos. E Tati conseguiu dar umas cochiladas boas no carro, assim como a doula, rs.

Chegamos no Hospital Divina Providência, Daniel e eu esperamos um pouco, até que fui autorizada pela Dra. Ana Claudia a entrar e ficar com a Tati que já estava com 5 cm!! Estávamos felizes por chegar com algum sinal de progresso. Fiquei com ela no Bloco de recuperação até vagar o quarto PPP. Nesse meio tempo foram algumas apertadas de mão, massagem na lombar, doula comendo barrinha de cereal (já era meio dia, e tinha que ficar em pé mesmo sem fome) até irmos para o quarto.



No quarto foram feitas as perguntas de sempre, avaliação da Tati e do bebê, e depois entrou o pai e começamos os trabalhos. Muito chuveiro, aguá morninha junto com a bola no box, gemidos, cromoterapia, com a luz verde no quarto e banheiro, massagens, posições, rebolados, apertos de mão, chuveiro, bola, massagem.... algumas avaliações, conversa, até que foi feita uma avaliação a noite e Tati continuava com 7 cm. Mais bola, chuveiro, rebolados, agachamento junto com o marido, que não saia de perto, até que o cansaço era demais para suportar.




















Já havíamos passado de 24 horas de trabalho de parto. Tati aceitou tomar um remédio para relaxar possibilitando que descansasse e ficasse recarregada para continuar. Nesse meio tempo ela comentou que a Milena estava posicionada de maneira estranha, que ela sentia algo errado, mas a bebê estava bem pelos exames. O remédio foi dado, mas deu o efeito contrário, raro, ela ficou ligadona, a mil, não conseguia parar, andava de um lado para o outro, rs. Demos boas risadas!



Mais um tempo se passou entre chuveiro, bola, massagem, caminhada, banheiro, até que Tati decidiu pedir analgesia.  Foi aplicada a analgesia, mas minha doulanda não sentiu um grande alivio, estava incômodo, dolorida, e depois da analgesia Dra. Ana decidiu fazer outra avaliação, que constataram os mesmos 7 cm. Conversamos, e a Dra. sugeriu para Tati colocar ocitocina, para diminuir o intervalo da contrações que ficaram de 4-4 minutos, as vezes menos, e ver se teríamos progresso. Tati aceitou. Passado um pouco mais de hora, Tati pediu que a Dra. fizesse uma avaliação do quadro, e o que poderia ser feito, pois estava cansada, dolorida, com medo, e não sabia mais o que fazer.

Depois de conversarem Tati optou pela cesárea. Eu não pude assistir, então decidi ir para casa, dormir para voltar recarregada e ajuda -la com a amamentação e no que fosse necessário. Logo fui informada que Milena havia nascido bem, no dia 21/10, pesando 3.855 gramas e medindo 51 cm. Uma bonequinha como a mãe! E a doula mega feliz por tudo ter ficado bem!




Bem vinda Milena!
Tatiana, te agradeço de coração por me escolher para acompanhar este belo momento, o Nascimento de uma mãe junto ao seu bebê. O que dizer do teu trabalho e dedicação para trazer a Mileninha ao mundo...és Guerreira, não só por passar mais de 1 dia em trabalho de parto, mas por tudo que passou antes disso também. Gratidão minha linda!

Daniel, te agradeço por te manter firme e forte ao lado da Tatiana, sem ti teria sido mais difícil para ela. Grata!

Ana Luisa
Mãe do Bê e da Fifi
Doula

4 comentários:

  1. Uauuu, chorei! Já sabia de tudo isso, pois, sou amigona da Tati, mas lendo pelo seu ponto de vista ficou ainda mais emocionante.
    Parabéns Ana por ser maravilhosas com as mães que tantam precisam de apoio nessa hora. Minha próxima gestação será acompanhada por uma Doula com certeza.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Simone!! Me alegro muito com tuas palavras!! Tenha sim uma doula, não vais te arrepender!!
      Bjoks!

      Excluir
  2. Lindo relato!

    Acompanho o blog da Tati e vi quanto a Mileninha foi esperada e amada antes mesmo de nascer!!

    Parabéns pela tua profissão! Muito linda mesmo!

    Beijos,

    Mãe e Mel.

    ResponderExcluir
  3. Grata Lilica!! Poder estar ao lado deles neste momento foi uma honra para mim!

    Beijos!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

MundoBrasileiro