segunda-feira, 3 de junho de 2013

RELATO DE PARTO NATURAL DA SHEILA PELA DOULA

Mamãe Coruja
Sheila e eu nos conhecíamos virtualmente antes dela engravidar, foi onde ela me contou sobre sua gestação ectópica, como havia sofrido com o procedimento cirúrgico e como tomou consciência de que uma cesárea não era mais o que ela queria para ele e para o futuro filho. Estava com ela em cada descida de fluxo menstrual, dando apoio até o dia em que me falou que havia conseguido conceber. Realmente fiquei muito feliz quando soube!

Desde este momento começamos a manter um contato mais frequente pelo facebook, e combinamos de nos encontrar em minha casa, assim eu já tomaria alguma aulas de artesanato (rs). Logo em seguida descobri minha gestação, e compartilhei para ela, que ficou radiante em saber. Sheila é uma pessoa extremamente carinhosa, simpática, companheira mesmo. Neste dia solidificamos nossa amizade!

Neste mesmo encontro já conversamos sobre todos os desejos no parto e no atendimento do bebê. Os próximos encontros foram de acordo com a necessidade dela, com uma massagem nas costas, outro dia massagem nos pés, outro uma pintura no ventre, outro exercícios de desbloqueio e vivência, e assim fomos criando mais intimidade que nos ajudaria na hora P.

No dia 20 de abril, Sheila me manda uma mensagem dizendo que a bolsa havia estourado as 15:50 hs, que não tinha contrações, só cólicas leves, mas meu celular não tinha sinal, e eu estava no encontro do grupo. Pelas 17:15 liguei para ela e as contrações haviam começado, de 10 em 10 minutos, e que ela estava bem. Ela mora em Canoas, resolvi encerrar o encontro e fui pegar minhas coisas em casa para ir logo ao encontro deles.

a bolsa estourou!

Quando cheguei as contrações estavam vindo de 7-7 minutos, e Sheila estava no quarto, sentada um pouco angustiada, mas feliz que estava vivendo o TP. Ficamos em torno de 6 horas na casa dela onde ela se manteve ativa, comeu, usou o chuveiro, ganhou massagem, relaxou com musica e rimos muito! Saímos um pouco antes da 01 hora da manhã, do dia 21 de abril, com contrações a cada 5 minutos, diminuindo padrão, por pelo menos 2 horas. Quando chegamos no hospital a Dra. Ana chegou junto e já entramos todos direto para a sala PPP, no hospital Divina Providência.  Sheila foi avaliada, estava com 3cm e colo apagado, o que entristeceu a minha amiga um pouco.


Chá de canela



Canjinha








 Mas continuamos as atividades e Sheila foi para o chuveiro, onde visivelmente as contrações se intensificaram, vindo a cada 2 minutos  Assim ficamos, entre chuveiro, massagem, rebolado, negrinho para a Sheila repor as energias, abraço e massagem do marido, abraço da doula, musica, chuveiro (que não agradava mais, pois intensificava tudo, rs) até as mais ou menos 7 horas da manhã... Dra. Ana havia feito outra avaliação onde Sheila já estava com 7 cm. E de repente, de tanto minha amiga pedir, as contrações foram diminuindo e pararam de vez. Temi um pouco neste instante, mas aguardei, e Sheila aproveitou e descansou. 

ducha quente

apoio do marido

apoio da doula


Mas, a Natureza é sabia! Perto das 10 hs da manhã Dra. Ana enfatiza que é importante Sheila se movimentar para ver se as contrações voltavam, e eu sugeri o chuveiro onde as contrações vinham fortes. Ela ficou na ducha por 10 minutos e nada de contrações, mas quando saiu elas voltaram uma em cima da outra, a cada minuto, e ela percebeu que se realmente se entregasse a cada contração, doeria menos e seria mais fácil de lidar com elas. Em 1 hora Sheila começou a sentir os puxos e chamamos a Dra que constatou dilatação completa.


dilatação completa

Sheila começou a se posicionar da maneira que se sentia bem, começou a empurrar junto com as contrações, mas como estava não ajudava muito na descida do Arthur. Se ajeitou de cócoras com os cotovelos na poltrona, depois o marido e eu a apoiando em cada lado, até que me sentei na poltrona e a segurei pelos braços. Com mais algumas empurradas nasceu Arthur, as 13:30 do dia 21/04, pesando 3465 gramas, medindo 51 cm, apagar 9 e 10, foi direto para a mamãe Sheila. Lindo, lindo! A amigadoula bem boba chorou, claro. E papai Eduardo todo emocionando gravando os primeiro instantes de vida do filho. Sheila cortou depois o cordão e foi para a cama, onde auxiliei ela com a amamentação. Para a emoção da mamãe,  Arthur pegou o seio direitinho e não quis mais largar!

Muita emoção!!


Mãe e filho se reconhecendo... <3

Família linda 
Amo!

Primeiro mamá!

Impressão da placenta

Visita pós parto, amamentação com sucesso!

Arthur !

Sheila e Eduardo, agradeço imensamente por terem me convidado a participar deste momento único na vida de vocês. Foi emocionante demais!

E ainda, te agradeço Sheila pela tua amizade, foste maravilhosa comigo quando eu precisava! Terás minha eterna amizade <3

Agradecendo também a Dra Ana Claudia pelo atendimento que prestou, sem igual!

E agradeço a Deus sempre por ter me colocado neste caminho de Luz!

Ana Luisa
Mãe do Bê e da Fifi

Doula e Nutricionista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

MundoBrasileiro