sexta-feira, 7 de junho de 2013

Mas e Se o Bebê Nascer Antes de Chegar na Maternidade? - por Adele Doula

Então meus queridos leitores, estou compartilhando este post fantástico da minha colega de Brasília, a Adele Doula. Este assunto caiu como uma luva com o que vivenciei no dia 29/05/2013.
Com menos de 3 horas de trabalho de parto, minha doulanda Mariana pariu sua filha Melissa no carro, dentro do estacionamento do HMV. Eu recebi a neném e a entreguei para a mãe, logo em seguida Melissa começou a chorar e se mostrava muito ativa , o que me deu certeza do bem estar da criança. E também para todos os fins estávamos dentro do hospital , e se houvesse algo de errado o socorro seria imediato.
Mas o que fazer quando não dá tempo de chegar em um hospital ou em uma maternidade? Como proceder se o nascimento acontece em casa, no carro ou até na rua, como foi noticiado alguns dias atrás, no qual uma moça pariu seu neném no chão de uma lanchonete em Gravataí... Minha dica baseado no que EU vivi, e o que verifiquei, para a pessoa que ira auxiliar a mulher, é:

- se mantenha calmo;
- se conseguir higienize as mãos;
- não peça para a mulher fechar as pernas, ou trancar a criança no canal de parto;
- quando o bebê nascer o entregue para a mãe, para a criança sentir a pele e o calor materno;
- pegue o pano que tiver a mão para tapar o bebê logo após o nascimento e mante-lo aquecido;
- não mexa no cordão umbilical, deixe isso para quem sabe o que fazer;
- se o bebê se mostra ativo, choroso, tosse, etc, ele esta bem;
- ligue para a policia ou para o SAMU 192 e aguarde a ajuda chegar.
Doula Analu

________________________________________________________________________________
LEIAM O TEXTO DA ADELE PARA OBTER MAIS INFORMAÇÕES:

Às vezes, simplesmente não dá tempo de chegar na maternidade antes do bebê nascer! | Fonte

Como Doula, meu trabalho consiste em ajudar as mulheres a se prepararem para vivenciar um parto natural. Isso significa explicar-lhes o que é normal, o que elas podem esperar do processo, além de dar dicas que podem ajudar esse trabalho de parto a evoluir mais facilmente e buscar responder às maiores dúvidas dessas mulheres. Uma dessas dicas é: "fique em casa o máximo possível antes de ir para a maternidade." E essa dica sempre gera a mesma dúvida: "mas e se não der tempo de chegar na maternidade e o bebê nascer antes? O que eu faço?". Efetivamente, existem alguns casos (raros) em que o bebê nasce antes de chegar na maternidade. Às vezes, como é o caso da foto acima, ele nasce bem na porta da maternidade! A seguir, veremos algumas situações em que o bebê pode chegar "por acidente" e o que se deve fazer nessas situações.
Espero que gostem!
E se não der tempo de sair de casa?

É muito raro o bebê nascer em casa por acidente quando o casal planeja um parto hospitalar. Isso geralmente acontece em caso de trabalhos de parto muito rápidos, que já começam intensos e evoluem disparados, pegando todo mundo de surpresa! (são uma minoria...) Geralmente os casais que planejam um parto hospitalar tendem, pelo contrário, a ir cedo demais para o hospital!

É mais comum isso acontecer em casos de partos domiciliares planejados: em vários relatos, a equipe só chega depois que o bebê já nasceu! É o que acontece no vídeo abaixo: a equipe chega na casa, o marido vai abrir a porta e o bebê aproveita para nascer, surpreendendo a mãe que tentava não fazer força:




O que eu posso fazer?

Bom, em primeiro lugar: DEIXE NASCER! Não faça nada para impedir o bebê de sair se esse for o momento dele. É bom alguém ligar para o seu obstetra ou parteira para avisar que o bebê está nascendo, assim ele/ela pode lhe dar instruções sobre como proceder (ligar para o SAMU também pode ser uma boa opção).
Segundo passo: pegue-o. Geralmente o simples toque + o contato do ar na pele do bebê são suficientes para fazê-lo respirar. ELE NÃO PRECISA CHORAR IMEDIATAMENTE! Se ele estiver roxinho, durinho e se mexendo, tossindo, espirrando ou fazendo barulhinhos, ele está OK. (É instinto da mãe acariciar o bebê ao nascer, o que também estimula a respiração.)
Terceiro passo: cubra o bebê com um pano para mantê-lo aquecido, sobretudo a cabecinha (40% do calor corporal é perdido pela cabeça) e MANTENHA-O EM CONTATO PELE-A-PELE COM A MÃE.
Quarto passo: Verifique que o cordão umbilical está livre e não está sendo esmagado. NÃO TENTE AMARRAR, PUXAR OU CORTAR O CORDÃO UMBILICAL.
Quinto passo: curta o seu bebê até a equipe ou a ambulância chegarem. Eles farão os primeiros procedimentos necessários e, caso necessário, cuidarão da transferência para o hospital. NÃO DESLOQUE A MULHER PARA O HOSPITAL POR SEUS PRÓPRIOS MEIOS.




E se o bebê nascer no carro?

Existe a possibilidade do bebê nascer no carro, à caminho da maternidade. Mais uma vez, isso tende a acontecer com mulheres que têm trabalhos de parto muito rápidos e intensos (uma minoria), como foi o caso da Natalie:



É importante não entrar em pânico caso o bebê nasça no carro. O pânico só atrapalha! Como se pode ver no vídeo abaixo, mesmo quando a mulher não está preparada nem conta com acompanhantes que sabem o que se deve fazer nesses casos, a resposta instintiva é geralmente a correta:


O que eu posso fazer?

Os procedimentos a serem feitos são basicamente os mesmos que devem ser feitos caso o bebê tivesse nascido em casa por acidente:

Em primeiro lugar: DEIXE NASCER e ligue para o seu obstetra ou para o SAMU.
Segundo passo: pegue-o no colo. ELE NÃO PRECISA CHORAR IMEDIATAMENTE! 
Terceiro passo: cubra o bebê com um pano para mantê-lo aquecido e MANTENHA-O EM CONTATO PELE-A-PELE COM A MÃE.
Quarto passo: NÃO TENTE AMARRAR, PUXAR OU CORTAR O CORDÃO UMBILICAL, deixe-o terminar de pulsar.
A única diferença é o quinto passo: chegar ao hospital. Se o bebê nasceu no carro em movimento e é possível chegar ao hospital em pouco tempo, NÃO PARE! Agora, se você estiver pres@ no trânsito, isso pode ser um problema... Ligue para o 190 ou para o SAMU e explique a situação, assim você conseguirá um transporte mais eficaz, ou pelo menos uma escolta.




E se o bebê nascer na privada?

Outra dúvida comum das mães é o que fazer caso o bebê nasça na privada. Isso é bastante comum, até porque a privada provê uma posição de expulsão com a qual estamos mais acostumados. A banqueta auxiliar para parto de cócoras tem um design inspirado justamente em uma privada, porque a privada é um dos lugares mais confortáveis de se dar à luz:



O que eu posso fazer?

Se você sentir que a cabeça do bebê está nascendo enquanto você está sentada na privada, coloque as mãos para apará-lo quando ele sair. Em seguida, os passos são os mesmos citados acima:

Em primeiro lugar: DEIXE NASCER e ligue para o seu obstetra ou para o SAMU.
Segundo passo: pegue-o no colo e acaricie-o.
Terceiro passo: cubra-o com um pano e MANTENHA-O EM CONTATO PELE-A-PELE COM A MÃE.
Quarto passo: NÃO TENTE AMARRAR, PUXAR OU CORTAR O CORDÃO UMBILICAL.
Quinto passo: curta o seu bebê até a equipe ou a ambulância chegarem e NÃO TENTE DESLOCAR A MULHER POR SEUS PRÓPRIOS MEIOS.



Aqui tem um videozinho bonitinho que explica o que fazer em um parto desassistido por acidente:


Espero que tenham gostado do post!

Retirado daqui

3 comentários:

  1. Se acontecer de nascer nessas situações, pode amamentar antes de chegar ao hospital ou mesmo sem a equipe de socorro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se estiver tudo bem com o bebe, se ele estiver ativo, respirando sem dificuldade, e a mãe estando bem, eu creio que não há problema!

      Excluir
  2. Eu posso dar de mamar antes da ajuda médica chegar?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

MundoBrasileiro