segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Cuidados com o recém-nascido

Meninas e meninos, este texto é muito interessante. Dará um Norte para os pais no incio da nova jornada com o bebê. Leiam:

" Muitas mães de primeira viagem têm muitas dúvidas sobre quais os cuidados devem ter com seus bebês logo nos primeiros dias de vida. Não se preocupe, pois este não é considerado um problema, é algo muito comum ter dúvidas sobre algo que você nunca tenha vivido antes. Saiba que o bebê precisa de cuidados o tempo todo, é preciso que nos primeiros dias de vida, você procure se dedicar totalmente a ele. Deixo abaixo alguns cuidados fundamentais com seu bebê nas primeira semanas:
1.   Fique bastante tempo com seu bebê, dê colo, faça uso da cama compartilhada, uso do sling, mey-tay, estudos mostram o beneficio do contato, afinal ele ira passar por uma "gestação" fora do útero;
2.   Beba muita água, a hidratação do organismo é muito importante no período de amamentação, para  a produção do leite materno;
3.    Não beba bebidas alcoólicas e não fume durante o período de amamentação
4.    Muitas mães não sabem se o bebê pode ou não tomar banho no primeiro dia de vida, saiba que ele pode tomar banho sim, sem nenhum problema, mas use sempre sabonete neutro e se lembre de secar bem a região do umbigo para que não fique água acumulada e não tenha futuros problemas.
 5.  Sempre antes do banho verifique a temperatura da água, isto é, veja se a temperatura da mesma está apropriada para o seu bebê. Você pode fazer uso do termômetros de banheira.
 6.  Depois do banho, você deve ter alguns cuidados com o umbigo, por isso passe uma solução de álcool 70% no umbigo. Isso deve ser repetido de três a quatro vezes por dia.
 7.  Não esqueça sempre lavar as mãos antes de mexer no umbigo do bebê.
 8.  No momento da troca de fraldas, limpe com água morna, sabonete e algodão, ou se preferir poderá usar lenços umedecidos (experimente fraldas de pano, estão mais modernas e faceis de usar e lavar!)
 9.  A fralda do Bebê deve ter uma folguinha na largura de  2 dedos, para não apertá - lo.
10. Cuide a pega do bebê na hora da amentação. Coloque sempre a barriga do bebê encostada na sua no momento que for amamentar.
11. Procure a posição mais confortável para a amamentação, tanto para você quando para o seu bebê.
12. Depois de mamar, é preciso colocar a cabecinha dele para cima e esperar que ele arrote antes de deitar.
13. Use sempre hidratante dermatologicamente testado para a pele sensível do bebê.
14. Quando deitar o bebê, coloque-o sempre de ladinho, caso volte leite ele não irá se afogar.
15. As vacinas devem estar sempre em dia, para que o bebê possa ficar livre de algumas doenças.
16. Quando o seu bebê tiver cólicas, coloque-o de barriga para baixo, faça massagem e aqueça a barriga com fralda com bolsa térmica assim será possível acabar com a cólica.
17. Não ofereça chá nem medicações, sem orientação médica.

Estes são alguns cuidados necessários que você tem que ter com seu filho, principalmente nos primeiros meses de vida. Eu fiz assim com os meus! Não me largam, mas é assim até eles te largarem e você sentir falta!
Deixo informações adicionais sobre  os cuidados, retirado de http://meubebezinho.com.br/cuidados_2.shtml , aproveitem e se tiverem dúvidas me escrevam!
O primeiro passeio 
A primeira saída com o bebê requer cuidados especiais quanto à escolha do local, das roupas, do transporte e, principalmente, do conteúdo da sacola da criança. Anote o que você deve levar:
Uma muda completa de roupa
Colchonete para a troca de fraldas
Fraldas descartáveis (o número de fraldas varia com o tempo de duração previsto
para o passeio)
Lenços umedecidos
Loção
Protetor solar
Mamadeira (caso não amamente)
Babador
Brinquedo, chocalho etc
Fralda de algodão
Água e suco (garrafinhas térmicas)
Frutas e colher (caso a criança se alimente de sólidos)
Chapéu (é importante proteger o bebê do sol)
O que fazer em caso de choro
Segurar o bebê com suavidade e firmeza para transmitir-lhe segurança.
Checar se o bebê está limpinho.
Procurar o pediatra se o choro for inexpressivo, se a criança estiver alheia a estímulos externos e se os pais perceberem um lamento diferente.
Quando o caso for cólica, colocar o neném de bruços, massageando suas costas no sentido da nuca para as nádegas.
Aquecer mãos e pés também ajuda. Deve-se criar um ambiente calmo na família, reduzindo a ansiedade da mãe e do filho.
Cuidados com o umbigo
Após o nascimento o cordão umbilical é cortado a alguns centímetros do umbigo. Como nessa área não há nervos, o procedimento não causa dor à criança. Em cerca de dez dias o coto deve ficar preto e cair. Até lá, a mãe deve ter cuidados especiais com essa parte do corpo do bebê. Há risco de infecção, principalmente se o umbigo permanecer molhado e sujo durante muito tempo.
Até cair, o coto deve ficar bem ventilado. Embora as secreções sejam normais, o pediatra deve ser consultado se o local apresentar pus ou sangue.
A área em volta não deve ficar vermelha ou inchada. Caso isso ocorra, o médico deve ser procurado o mais rapidamente possível, pois estes sintomas indicam infecção.
Deixe o maior tempo possível o coto em contato com o ar. Não cubra o local com calça plástica, fralda ou curativos.
Mantenha o local sempre seco e livre de impurezas. Para limpar o coto, utilize um chumaço de algodão limpo e umedecido em produto recomendado pelo pediatra. A limpeza deve ser realizada delicadamente no coto e na região em volta do umbigo.
Após a queda do coto, a região deve ser limpa e seca diariamente para que o processo de cicatrização seja concluído.
O banho
A hora do banho traz sempre muita insegurança para as mães de primeira viagem. Deixe tudo pronto antecipadamente: o sabonete do bebê, a toalha, as fraldas, roupinhas limpas etc. Utilize, de preferência, banheiras antideslizantes e bem apoiadas. Verifique se a água não está quente demais. Tire as roupinhas do bebê, deixe a fralda e envolva-o numa toalha, de modo a prender delicadamente seus braços.
Sente-se próxima à banheira e lave o rosto e a cabeça do bebê, sem ainda colocá-lo dentro da água. Depois, desenrole o bebê, retire a fralda e segure-o com seu braço esquerdo. Você deve passar o seu braço esquerdo pelas costas da criança, prendendo-o firmemente embaixo do braço esquerdo dela. Desse modo, a cabeça fica inteiramente apoiada no seu antebraço e o bebê se sente seguro. Coloque-o delicadamente na água e, com a mão direita, você irá banhá-lo facilmente.
Retire-o da água e envolva-o na toalha. Enxugue cuidadosamente todas as dobrinhas. Não é recomendável usar talco. Seque bem, principalmente o umbigo. Não use faixas sem curativos fechados. Vista a criança com roupas confortáveis e não prenda os braços ou pernas dela: o bebê gosta de movimentar essas partes do corpo.
Muitos pais tomam banho com aos filhos. Porém, é importante usar o bom senso e respeito, vitais para evitar a estimulação precoce da sexualidade. Na opinião da psicanalista infantil e terapeuta familiar Anelise Sandoval Scappaticci, quando o banho ocorre com bebês de até um ano de idade não há maiores problemas - o contato pele a pele com os pais é bom para ambos. "Nessa fase, todo o contato corporal é importante para o bebê. Mas os pais devem ficar atentos para evitar mexer nos genitais, estimulando excessivamente o nível sexual", explica ela.
Segundo a psicanalista, a partir de um ano de idade a criança naturalmente olha para os genitais dos pais e passa a ter uma percepção maior das diferenças. "É necessário ajudar a criança perceber que, além dos pais, existem outras coisas ao redor. Caso contrário, a atenção dela ficará centralizada no corpo da mãe ou do pai", diz Anelise.
Fragilidade na moleira: mito ou realidade
Nossas avôs e mães sempre nos ensinaram que devemos tomar cuidado com a moleira do recém-nascido, dada a sua fragilidade. Entretanto, essa região pode ser tocada, acariciada e lavada normalmente. A compressão, porém, não é aconselhada, pois não há camada óssea a proteger o cérebro do bebê (no décimo oitavo mês os ossos da cabeça se fecham, fazendo com que a moleira desapareça).
O estímulo ao arroto
Estimular a criança a arrotar após amamentá-lo no peito ou na mamadeira é muito importante. O ar que a criança engole ao mamar pode dar a falsa impressão de que esteja satisfeita. Para ajudar o recém-nascido a arrotar, basta encostá-lo no ombro e massagear levemente as suas costas. Caso o bebê regurgite o leite, não se preocupe. Isso é normal.
Cuidados especiais com as meninas
Quando bebê, a menina pode ter a vagina afetada por algumas irritações, como assaduras, candidíase ou oxiúros. Atenção: sangue ou mau cheiro na vagina são indícios de que a criança inseriu algo no órgão genital. Em recém-nascidas, um corrimento esbranquiçado com sangue durante alguns dias é comum e não deve ser motivo de preocupação. Após essa fase e até antes da puberdade, os corrimentos passam a ser anormais. O alerta vale também para sinais de dor ou coceira dentro ou ao redor da vagina, vermelhidão e corrimentos persistentes, pois indicam que algo não vai bem.
Cuidados especiais com os meninos
Nos meninos, o prepúcio (pele que cobre a ponta do pênis) pode inflamar ou infeccionar devido às assaduras. Quando na região da virilha ou no escroto é verificado inchaço, pode haver uma hérnia - uma alça dos intestinos fica protuberante em uma parte fraca das paredes abdominais. Se essa parte do corpo do seu filho estiver inflamada, lave-a sem sabonete e seque-a a cada troca de fralda ou, pelo menos, uma vez por dia. Tente não puxar o prepúcio de seu filho para trás. Como essa pele não se retrai até, pelo menos, os quatro anos de idade, ao movê-la você poderá provocar uma inflamação.
Procure um médico imediatamente caso o prepúcio de seu filho esteja inchado, vermelho ou com corrimento. O pediatra também deve ser chamado se a hérnia de seu filho começar a doer ou tiver alguma alteração. Há casos em que pode ser feita uma circuncisão (cirurgia para remoção do prepúcio). Caso você pense em circuncidar seu filho, converse com o médico. Como toda cirurgia, essa também traz riscos e só é feita por razões médicas ou por força de práticas religiosas."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

MundoBrasileiro