segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Relato do parto da Letícia pela doula




Conheci Letícia pelo Facebook há alguns meses, e deves enquando ela me fazia algumas perguntas, tirava dúvidas. Até que um dia ela me chama e pergunta como era o meu acompanhamento, valor, encontros, enfim...combinamos de nos conhecer no encontro do GAAP Luz da Vida, no qual sou a coordenadora. Lá conheci ela e o marido, conversamos pouco, mas já nos afinamos. Ficamos de nos ver na casa dela.

Dai em diante foram vários encontros para sanar dúvidas, relaxar e nos conhecer, nos aproximar cada vez mais. Com 36 semanas Leticia sentiu alguns desconfortos, contrações, e pensamos que não tardaria a vinda de Alice. Nos enganamos, e a medida que as semanas passavam começou a aparecer a ansiedade e medo na Leticia, medo de demorar mais, dos desconfortos continuarem e acabar que não conseguisse o parto que queria.

Passamos as ultimas semanas conversando pelo facebook praticamente todos os dias. Receitei um floral para alcamá-la, fazia massagens e pedia que mentaliza-se se permitir viver o parto, se abrindo para a filha. Com 39 semanas começamos com chá de canela, estimulos nos pontos de do-in, para tentar resgatar o que havia adormecido. Na penultima consulta que Leticia teve com a Dra. Ana Claudia Codesso, ela voltou mais calma e conformada que teria que esperar o momento de Alice.

Continuamos conversando pelo face, e  nos vimos mais uma vez no dia 30/07, fiz massagem nos pés e estimulei mais uma vez os pontos de do-in. No dia 1º de agosto recebo uma mensagem às 8:30 da manhã dizendo que as contrações apareceram, mas desregulares, e que ela me manteria informada. Combinamos de eu ir direto para o Divina, já que estaria no Santa Casa pois minha mãe iria sofrer cirurgia, e não valeria a pena ir a Alvorada para logo sairmos.

As 16:30 Robson, papai de Alice, avisa que estão saindo para o Divina. Tratei de pegar um taxi e ir para o encontro deles. Eu cheguei pelas 17 hs e eles pelas 17:30 hs. Demourou algum tempo para me deixarem entrar e ficar com Letícia. Ela me disse que estava com 3 cm ainda, e que já estava doendo muito, mas que estava calma por estar no hospital,  que eu havia chegado e que Dra. Ana estava a caminho.





Começamos a nos mexer, Leticia pulava na bola, rebolava, caminhava. Logo chegou a médica e foi ouvir os batimentos de Alice que estavam ótimos. Luz desligada, ligamos a lâmpada verde (cromoterapia!), bola, massagem e depois de um tempo ela foi para o chuveiro. Ficou ali não sei por quanto tempo, saiu, abraçava o marido, que deu todo apoio para esposa neste momento,  ai ela começou a se entregar... a vocalizar...



O cansaço estava demais paa ela, afinal já estavamos entrando no dia 02/08 (9ª Lua exata após a concepção de Alice), e as contrações apertaram. Letícia queria se entregar... pediu analgesia, até cesárea , mas Robson foi muito atencioso e incentivava a esposa, dizendo que ela era capaz sim! Depois de conversar com a médica, Letícia recebeu uma medicação para aliviar um pouco a dor, e finalmente conseguiu adormecer entre as contrações.



Não sei a hora exata, creio que foi pelas 5hs (um pouco mais) da manhã a dilatação estava completa. Letícia começou a fazer força junto com as contrações. A incentivávamos para dar mais força, afinal era uma bebe grandinha, rs. A força dessa mulher empurrando ao mundo a sua filha foi impressionante de ver! Alice nasceu às 6:40 da manhã do dia 02/08/2012, pesando deliciosos 3980 gramas e medindo 48 cm! Apgar 9 e 10. Linda e bochechuda! Tenho que dizer que ver a emoção de Letícia e Robson quando viram sua filha foi muito lindo e quase desabei a chorar, rs.



Família linda!

Alice ficou com a mamãe por um bom tempo, não quis mamar, só ficar admirando seus pais. Letícia sofreu uma laceração superficial, levou 2-3 pontinhos. Depois a Dra. Ana mostrou a placenta que saiu fácil. Papai foi com Alice para os procedimentos do hospital. Lê foi para a recuperação e eu fiquei com a vovó da Alice na sala de espera.

Depois que Letícia estava instalada com Alice no quarto, orientei quanto ao aleitamento materno, posição e pega no seio. Alice só dormia, querida, nada de mamazinho. Me despidi da mais nova família e das tias corujas,  cansada mas super feliz por Letícia ter conseguido parir da forma como ela sonhou.


Letícia e Robson parabéns pela vinda da Alice, ela é um graça!!

Letícia que força que tu tem mulher!! Foste maravilhosa, superou o cansaço e a dor como poucas pessoas o fariam.

Robson foste essencial para que Letícia superasse as adversidades!

Agradeço demais por me darem a oportunidade de fazer parte deste momento maravilhoso!

Um grande abraço!

Ana Luisa Muñoz Rosa
Mãe e Doula


4 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

MundoBrasileiro