sábado, 10 de agosto de 2013

Relato do parto desassistido de Mariana e do nascimento da Melissa pela doula

Chá de fraldas da Melissa
Mariana e eu somos amigas a muito tempo, e nos aproximamos mais na gestação do seu primeiro filho Samuel, quando ela me procurou e disse que eu seria sua doula e que estava desistindo da cesárea . Samuel nasceu de parto natural no Hospital Moinhos de Vento ( leia aqui o relato).

Não demorou muito para Mari encomendar o próximo neném que era uma menina. Ela me contou que ficava triste porque eu não poderia acompanhá-la no parto, pois eu também estava grávida e com o mesmo tempo de gestação dela. Mas a vida nos leva por caminhos difíceis e tortuosos, que muitas vezes não compreendemos, mas que nos ensinam. Perdi meu bebê em novembro de 2012...

Passado meu tempo de luto voltei a ativa, tinha que fazer o que me fazia bem, doular! Depois Mari e eu conversamos e fechamos o acompanhamento. Nesta gestação não conseguimos nos encontrar muito, mas sempre conversávamos pelo facebook. E ela sempre confiou integralmente nas orientações que eu passava.

No dia 29/05 pela manhã Mariana me avisa que estava saindo um líquido sem cor, mas não era sempre. Orientei que controlasse a quantidade, que avisasse o médico, e o mesmo pediu que ela fosse o HMV fazer um exame. Mari me contou as orientações do médico e esclareço que se for bolsa rota teríamos tempo para esperar as contrações. Então ela decidiu aguardar.

Pelas 21 hs Mari me liga avisando que pelas 20:30 haviam começado as contrações e que no momento estavam vindo a cada 15 minutos. Não me preocupei muito na hora e coloquei meus filhos pra dormir. Esperava uma evolução rápida, mas não tão rápida. Passado uns 30 minutos o papai Alex me liga avisando que as contrações estavam vindo a cada 5 minutos e diminuindo o intervalo.
 
Comecei a me arrumar, consolar filha, dar mama e não estava muito  preocupada, pois morávamos muito perto uma da outra e logo eu chegaria lá. Passado mais alguns minutos Mariana me liga com a voz totalmente diferente dizendo que a filha dela estava nascendo, que estava com vontade de fazer força. Sai correndo, logo cheguei na casa dela e ela estava no carro e o marido colocando as coisas no porta malas. Entrei no carro e saímos para o HMV.

No caminho Mariana decide vir atrás comigo e se recosta no banco. Papai Alex voava, nervoso demais. Quando estávamos na freeway Mariana sentiu mais um puxo, aquela altura me convenci de que faltava pouco para a Melissa nascer, mas tentei acalmar a Mariana e principalmente o pai que dirigia e disse que provavelmente era pressão do colo se abrindo e da neném descendo. Não pensei em momento algum que não daria tempo de chegar ao hospital, pensei que ela chegaria na sala de parto parindo. Mas Mari pediu para eu dar uma olhada e ver se não tinha sinal de bebê aparecendo, e não havia indicação de um bebê nascendo.

Logo estávamos entrando no estacionamento do hospital e Mariana sentiu mais dois puxos enquanto tentávamos subir ao 7º andar. Alex foi obrigado a parar no 4º para remover os bloqueios e continuarmos. Neste momento Mari diz pra mim: “Ana ela ta nascendo!” e vejo a cabecinha coroando, e digo para ela deixar a neném nascer agora. Aviso ao pai que deve chamar ajuda pois sua filha estava nascendo, depois disso me foco no momento e com uma toalhinha  que carregava na bolsa, gentilmente aparei a cabecinha que saiu com facilidade (Mariana não fez força em momento algum), espero o giro e logo saem os ombrinhos e o resto do corpinho. Deus, que emoção! Entrego Melissa para a mãe que estava emocionada por ter parido sem auxilio algum. Depois vimos que Melissa tinha o cordão enrolado no braço, na barriga e juntas fomos retirando as voltas. Pego uma canga e tapo a neném que nasceu alerta e logo ficou rosada. Neste momento consigo bater fotos com o celular e filmar os primeiros instantes de vida da Melissa. Uma moça da segurança veio e ficou muito emocionada, logo em seguida chega o papai Alex que era pura emoção e nervosismo, beijava mulher e filha, sem acreditar no que aconteceu.

Mãe e filha se reconhecendo
Depois de alguns minutos seguimos nosso caminho até o 7º andar, e lá fomos avisados que uma equipe havia descido para nos encontrar. Mariana saiu do carro caminhando, entrou no hospital onde haviam pessoas espantadas com a cena (rs), mas antes que chegássemos no elevador a equipe nos alcança. Era um enfermeiro, uma técnica e uma Neonatologista, que estavam apavorados com o que viam. Neste momento começa o desrespeito total com a mãe e com a criança, até entendo que estavam nervosos e que não viviam aquele cenário sempre, mas poderiam ter tido mais tato ao tratar uma mulher recém parida. Praticamente forçaram a Mariana a sentar na cadeira de rodas, e ela logo disse que queria ser examinada pelo médico dela, que ela e a filha estavam bem. A neonatologista pedia calma a mãe e Mariana dizia que ela estava calma, que quem não estava era médica (Mariana é fodástica, rs). A neonatologista corta o cordão no elevador, mesmo a mãe pedindo que não o fizessem ainda, e a médica queria a todo custo pegar a neném do colo da mãe que dizia NÃO claramente. O pai e eu assistíamos sem poder fazer muito, ele tentava argumentar, mas eu não podia entrar em confronto, infelizmente. A fúria da neonatologista era clara, algo totalmente desnecessário.
Quando chegamos no CO o pai ficou cuidando da internação, e eu aguardando na salinha de espera. Em poucos minutos sai o enfermeiro, aliviado, dizendo que elas estavam bem (claro que eu já sabia) e pediu para ver a hora da primeira foto que tirei. Logo em seguida passa o Dr. Arlindo correndo e entra no CO. Depois de toda burocracia Alex entra para acompanhar mulher e filha. Meia hora depois saiu o Dr. Arlindo, ele me olha e diz que elas estavam bem, eu dei um sorriso de “eu já sabia”. Melissa nasceu às 23:20 do dia 29/05/2013 pesando 3280 gramas e medindo 49 cm. Foram quase 2 horas desde a primeira contração até o nascimento! Foi uma avalanche, a Mel chegou chegando, num parto automobilístico como disse o papai Alex. Mari precisou de 2 pontinhos numa laceração que teve, mas nada mais.

A doula ficou toda boba com seu momento de parteira. Depois subi no berçário para levar as roupinhas, ver banho e etc, e encontro toda família deles lá, todos surpresos com o acontecimento e gratos por eu estar junto deles naquele momento. Depois de um tempo Alex tenta me colocar lá dentro para ver as meninas,  mas o segurança não autoriza minha entrada. Então decidi voltar mais tarde para vê-las.

Quando fui visita-las no outro dia, Mariana me conta que o hospital todo estava impressionado com a mulher que deu à luz sua filha no carro, e que ela estava acompanhada da doula que a auxiliou. Muitos não sabiam o que era doula, e rimos muito de tudo isso. Graças à Deus deu tudo certo. Não me alonguei muito na visita, pois Melissa estava mamando muito bem e era um gostosura só!


Como explicar em palavras o Milagre da Vida? Não existem palavras para descrever um momento mágico daqueles...o tempo simplesmente parou, e eu era um nada, uma mera espectadora do poder da Vida. Amor, amor, amor... <3

Mariana e Alex grata por me deixar acompanhá-los mais uma vez e ganhando esta benção que foi receber a Melissa.  Este momento esta marcado no meu coração para sempre!



Ana Luisa
Mãe do Bê e da Fifi

Doula e Nutricionista

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

MundoBrasileiro