segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Constipação intestinal em bebês


Definição:

Obstipação intestinal, ou "prisão de ventre", é a dificuldade de evacuar, devido ao endurecimento e/ou grande volume das fezes, levando à dor e maior esforço defecatório, com possível origem de fissuras anais e até hemorróidas.


Deixo bem claro aqui, que a criança amamentada ao peito, não tem "tempo certo" para evacuar. Tenho relatos de crianças que fazem todo dia, várias vezes. Outras a cada 3/4 dias. E tem bebês que demoram 10 dias ou mais. Se as fezes forem de conssistência pastosa, está tudo dentro da normalidade.
Causas da constipação em bebês:
1.    A alimentação inadequada, ou seja, o uso de leites artificiais ou outros tipos de leite. O ideal é dar leite materno!

2.    Inibição do reflexo de evacuar - o que é comum, pois às fezes estando endurecidas, machucam na hora de evacuar, causando "medo" de evacuar novamente.
3.    Outras causas podem ser emocionais. Se a mãe não está bem a criança percebe!
Se a criança vem se mostrando desconfortável, ou quando vai evacuar, chora muito e tem dificuldade, vou deixar dicas que são ótimas para amenizar o desconforto:
1.   Faça massagem na barriguinha do bebê, com óleo, em movimentos circulares, no sentido horário;
2.   Encolha as pernas em direção ao peito e depois estique. Repita o movimento várias vezes. Repetindo o exercício várias vezes ao dia;
3.    Faça um mix das dicas 1 e 2;
4.    Dê carinho à ele, brinque, faça com que ele relaxe;
5.    Sem paranóia! Como já disse, os bebês sentem quando a mãe está nervosa, então, se acalme.
6.    A água morna do banho, acalma e relaxa o bebê, em conjunto com a massagem na barriga é "tiro e queda"! Não se surpreenda se o bebê evacuar durante o banho.
Bebês que começaram alimentação complementar, devem comer frutas, legumes e verduras. Pode -se optar por estes alimentos que são ditos "laxativos": laranja, tangerina, mamão, abacate, manga, morango, kiwi, ameixa preta, entre outros próprios para a idade. Pode-se oferecer água vez ou outra.E continue dando o peito. Bastante leite materno (líquido) para ajudar a formar o bolo fecal.

Deixo mais informações retirado do site http://www.hospitalgeral.com.br/, para se esclarecer mais dúvidas:

Nos primeiros dias de vida, o bebê evacua após cada mamada; depois, o intervalo das evacuações vai sendo progressivamente aumentado. Alguns bebês têm dificuldade em evacuar; fazem força, ficam vermelhos e choram; as fezes são semilíquidas, coalhadas.

Trata-se de uma incoordenação reto-anal por imaturidade do esfíncter anal: o bebê faz força para evacuar mas o esfíncter não abre. Pode-se ajudar o bebê a evacuar, fazendo massagens no abdômen, flexionando firmemente suas pernas e coxas sobre o abdômen e estimulando o esfíncter anal com um supositório de glicerina (introduzir e retirar em seguida), quando indicado pelo pediatra. Não utilize alimentos laxantes como mel, suco, ameixa preta e outros.

A partir do 2º mês, alguns bebês que mamam exclusivamente ao seio evacuam em intervalos longos (até 1 semana). Mesmo assim, observe se o crescimento da criança é normal, se não ocorre distensão abdominal acentuada e se as fezes são moles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

MundoBrasileiro