domingo, 7 de novembro de 2010

Mais de 10 % dos bebês até 1 ano de idade não recebem quantidade ideal de ferro

O Comitê de Nutrição da Academia Americana de Pediatria revelou que até 15% dos bebês não estão recebendo quantidade suficiente de ferro. A Academia recomenda aos pediatras que realizem teste de deficiência do mineral em todos os meninos e meninas em torno de 1 ano de idade. Se não tratado, o problema pode afetar a aprendizagem da criança e seu desenvolvimento.

Especialistas recomendam testes para detectar falta da substância, difícil de medir apenas através do exame de sangue



A pediatra Wendy Sue Swanson explica que a deficiência de ferro é difícil de detectar e complicada de medir em exames de sangue. "Quando você testa a capacidade de visão dos bebês ou quando testa sua capacidade de interagir ou se lembrar, eles podem parecer não tão avançados como seus colegas se eles apresentam deficiência de ferro."
O Comitê de Nutrição da Academia Americana de Pediatria informou que bebês prematuros ou com baixo peso podem ter deficiência de ferro. O grupo de crianças em risco de deficiência do mineral também inclui as que são exclusivamente amamentadas além de 4 meses de vida, as que bebem leite de vaca em vez da fórmula fortificada com ferro antes de um 1 de idade e as nascidas em famílias com baixo nível socioeconômico.
"Boas fontes alimentares de ferro incluem cereais para bebês, frutos, produtos hortículos, leguminosas e frutos do mar", disse Swanson. "Comer carne, aumentar a quantidade de vitamina C que a criança come. Sabemos que isso aumenta a absorção do ferro."
A pediatra destacou ainda que para analisar se o bebê apresenta deficiência de ferro os médicos terão que realizar primeiro um exame de sangue, mas depois têm que utilizar uma combinação de técnicas de triagem para um resultado mais correto.


Fonte: http://www.isaude.net/pt-BR/noticia/12491/ciencia-e-tecnologia/mais-de-10--dos-bebes-ate-1-ano-de-idade-nao-recebem-quantidade-ideal-de-ferro


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

MundoBrasileiro