quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Vale a pena contratar uma Doula?

Recebi uma mensagem de agradecimento de minha doulanda. Fiquei muito emocionada com cada palavra! Ari querida, sempre que quiser estarei com vocês! Vocês fazem parte da minha vida.


Passando pelo blog de minha querida colega, Cris de Melo, vi a pergunta, para qual tenho a resposta. Ou melhor, dada pela minha querida doulanda! E posto no fim do texto da Cris.






Muitas pessoas desconhecem que elas existem, outras acham que é um luxo, coisa de gente rica que gosta de gastar com tudo. Mas cada vez mais pessoas estão conhecendo os serviços da Doula, a importância, a diferença que ela pode fazer, e que vale cada centavo.
( E olha que o preço não é alto não!).

Hoje na internet uma gestante de fora da minha área de trabalho perguntou se deveria contratar uma doula, ainda mais agora com 40 semanas de gestação, e se o valor era justo.
Eu disse que sim, ter uma doula nunca é tarde demais, e não é raro mulheres falarem que se arrependeram de não ter contratado uma. O valor depende de cada doula, inclusive da experiência que ela tem.

O momento do parto é um dos mais importantes na vida de um casal, em especial na vida da mulher, e merece ser um momento mágico. Quando nos casamos gastamos muito dinheiro com festa, vestido e lua de mel. Tudo para que seja um dia perfeito, ou o mais próximo disso, um momento para lembrar para sempre.

Por que não gastar um pouco com esse momento? O momento em que o casal dá as boas vindas aquele ser especial, que eles criaram e agora vão trazer ao mundo. E o que melhor do que ter uma pessoa de confiança, com conhecimento, para prepará-los para esse momento, para estar ao lado todo o momento cuidando para que tudo seja aproveitado da melhor maneira.

A segurança que a doula traz não tem preço, a parturiente saber que pode fechar os olhos e partir para partolândia, que tudo vai dar certo. O marido ali ao lado, tranquilo porque sabe que tem alguém cuidando da esposa querida e do filho no ventre, uma pessoa que vai ajudá-lo a participar desse momento e não apenas assistir.

Quantas mulheres achavam que ter um bebê era chegar no hospital e dar a luz, rápido, indolor etc? Ele pode ser assim, mas na grande maioria das vezes o trabalho de parto exige trabalho, precisa de uma paciente ativa, de um ambiente o mais aconchegante possível, e só então a mágica da vida acontece. Quantas mulheres já admitiram que se sentiram sozinhas, incapazes, com medo, e que acabaram em um cesárea indesejada, algumas vezes sem uma real necessidade?

A falta de informação ainda é o maior problema, a falta de apoio, de segurança também.
Se você é gestante pense bem nisso, se a doula mais próxima de você cobrar um valor no momento inacessível converse com ela, tente negociar, raramente uma doula vai negar!
Mas não esqueça de valorizar a profissão dela, o trabalho, as horas fora de casa, o cansaço físico e psicológico, afinal ela estará trabalhando para você e todas as energias dela serão para o seu parto.

Por Cristina De Melo



Palavras da minha doulanda: "Oi minha doula querida e olá mamães !
depois de quase 2 meses consegui vir aqui e deixar meu recado, meu carinho, meu agradecimento para esta pessoa tao querida que é a Ana, e agradecer muito, por ela estar conosco no momento tao unico e importante em nossas vidas.
Mamães, minha doula foi simplesmente maravilhosa, me ajudando com as contrações, me dando força, carinho e segurança, pq na hora de ganhar o nosso anjinho, o que mais precisamos é do carinho e força e isso nossa doula sabe fazer e muito bem !
Obrigada Ana, minha doula querida, por tudo, te adoramos demais e queremos tu sempre presente em nossas vidas."

Um comentário:

  1. Juro que reli tudo que escrevi agora hashahus, parece que eu psicografo ahuuhsahush é muito engraçadi.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

MundoBrasileiro