sexta-feira, 4 de março de 2011

Doulas tirando dúvidas- parte 2




O que posso fazer com a minha placenta depois do parto?
Você pode fazer várias coisas como vitamina de placenta ( eca!) pode fazer uma impressão dela no papel, pode cortar bem fina e fritar ( eca!) pode enterrar no jardim numa cerimônia especial, o fato de comer ajuda a prevenir depressão pós-parto e hemorragia. ( Sim, eu tenho uma opnião, e acho nojento comer ou beber a placenta, mas essa é so a minha opnião. O resto eu acho legal, plantar etc)

É melhor cortar ou deixar lacerar?
Em circunstância normais é muito melhor deixar lacerar do que cortar, porque lacerando o corpo esta abrindo o espaço que ele acha necessário. O problema de cortar é que esse corte pode aumentar com a passagem do bebê, causando lacerações de ate 3º grau, daquelas que chegam ao ânus, e causar
vários problemas no pós-parto. Outra coisa é que ao cortar você sempre precisa receber pontos, enquanto lacerando muitas vezes não é necessario pois o corpo vai cicatrizar sozinho. Então o contrário do que se pensa, cortando você esta causando problemas e não evitando-os.

E se o meu bebê for muito grande?
Você não pode dizer que o seu bebê é muito grande sem estar em trabalho de parto, com dilatação total e ter feito forças no expulsivo. Muito poucas mulheres carregam bebês muito grandes para parir, algumas posições ajudam a saída do bebê. Muitas mulheres passam por cesáreas pois são diagnosticadas com '' desproporção céfalo-pélvica'' por o bebê supostamente é muito grande, e no segundo filho elas acabam parindo um bebê maior que o primeiro. É muito raro um bebê maior que a pelve materna, e se for mesmo, é feito a cesárea, geralmente bebês filhos de mães diabética tendem a nascer maior do que o normal ( mais de 4,5 kgs).

Morro de medo do parto, o que posso fazer?
Você deve aprender mais sobre o que envolve o parto, pois o medo vem de programas, filmes que mostram coisas que não são verdades, você ouve coisas erradas de pessoa mal informadas sobre parto. Leia sobre partos, converse com pessoas que tiveram experiências positivas, fale com uma parteira ou com uma doula. Informação é a melhor arma!

Como evitar intervenções?
Primeira coisa é ficando em casa o máximo de tempo possível, segunda coisa é saber dos seus direitos, terceira é ter apoio durante o trabalho de parto e parto, quarto é que eles saibam os seus planos e desejos. Confie no seu corpo e que o trabalho de parto é normal. Pergunte a sua equipe sobre os riscos, benefícios para esteja informada antes de escolher, para ver em vários angulos o que você quer. E não se apresse para decidir, faça tudo com calma.

Por que esperar o cordão parar de pulsar antes de cortar?
O cordão carrega sangue e oxigênio da placenta para o bebê, por até mais ou menos 10 minutos após o parto, então durante esse tempo ele continua recebendo oxigenio extra e sangue que ajuda inclusive a evitar anemia. A mãe pode segurar com a mão o cordão e senti-lo pulsando, o que é muito legal,
sentir o corpo ainda trabalhando diretamente com o bebê, mesmo fora do útero. Quando o bebê nasce na água o cordão pode ficar ainda mais tempo pulsando, trazendo benefícios apenas. Então se possível, espere antes de cortar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

MundoBrasileiro