segunda-feira, 21 de março de 2011

Gestação e hipertensão

Gestantes com hipertensão devem fazer tratamento para controlá-la. Além de adequar a alimentação. Deixo aqui perguntas e respostas da UNIFESP, para dúvidas serem sanadas.
O que é Pressão Arterial normal?
As medidas de pressão utilizam a unidade milímetro de mercúrio (mmHg). Assim, hipertensão arterial é definida por valores iguais ou maiores que 140 por 90 mmHg. Valores inferiores são considerados normais. Mulheres gestantes podem exibir normalmente valores bem mais baixos que a população geral, como por exemplo, 90 x 60mmHg.

O que é Doença Hipertensiva Específica da Gravidez (DHEG)?
Freqüentemente o termo DHEG é utilizado como sinônimo de pré-eclâmpsia. Na realidade a DHEG é a doença em seu sentido amplo, isto é, a elevação da pressão arterial em mulheres gestantes. Quando além da elevação da pressão  arterial ocorre a perda de proteínas na urina, a situação deve ser chamada como pré-eclâmpsia.

O que é Eclâmpsia?
Eclâmpsia é a convulsão decorrente do sofrimento cerebral causado pela pré-eclâmpsia.

Diagnósticos
Como se Interpretam as medidas de Pressão Arterial?
Utilizando-se de um aparelho, é possível avaliar as medidas de pressão arterial, colocando-se um manguito de borracha ao redor do braço. A pressão se altera com cada batimento cardíaco sendo a pressão máxima relacionada à contração do coração (pressão sistólica) e a mínima com o período de relaxamento do coração (pressão diastólica).

Por que a Pré-Eclâmpsia eleva a Pressão Arterial?
As modificações que se instalam pela pré-eclâmpsia acarretam uma espécie de “irritação” nas artérias de pequeno calibre, provocando sua contração e conseqüente elevação da pressão arterial.

O que é Proteinúria?
É a perda de proteínas pela urina. Normalmente a filtração renal retém proteínas, sendo que a urina não contém proteínas.. Em algumas situações como em doenças renais ou na pré-eclâmpsia, algumas modificações podem ocorrer e a capacidade de filtração ser comprometida, havendo perda de proteínas na urina, detectáveis através de fitas especiais de medição ou por dosagem laboratorial.

A dieta pode afetar a quantidade de proteína na urina?
Não. O rim tem capacidade para reter proteína independente da concentração do sangue. Assim, a detecção de proteínas na urina sempre deve ser considerada como anormal.

Causa
O que fiz de errado para ter Pré-Eclâmsia?
Não existem evidências que possam associar a ocorrência de pré-eclâmpsia a algum tipo de comportamento ou eventual negligência pessoal, isto é ninguém pode ser culpado por sua ocorrência. Apesar de não prevenir pré-eclâmpsia, iniciar o pré-natal o mais precoce possível pode permitir se antecipar à problemas.

Sintomas
Como posso estar com pressão alta e não sentir nada?
È possível estar com hipertensão arterial e não ter nenhum sintoma. Para que exista sintomatologia relacionada a elevação da pressão arterial (dor de cabeça por exemplo), é necessário que esta alcance valores elevados, por exemplo 110 de pressão diastólica. Felizmente isto não é tão freqüente na gestação. Por outro lado, na pré-eclâmpsia mesmo valores relativamente baixos podem ocasionar graves problemas.

Consequências Fetais e para o recém nascido
Pré-Eclâmsia acarreta malformações no bebê?
Não. Os problemas decorrentes da pré-eclâmpsia não aumentam os riscos de mal-formações fetais.

Meu bebê terá algum problema?
As duas maiores preocupações em relação ao bebê são relacionadas a possível redução da oferta de oxigênio pela placenta e pela necessidade de nascimento prematuro. A redução de oxigênio pode ser identificada através de exames de ultra-som e permitir ao médico decidir ou não pela manutenção da gestação. Quanto a prematuridade, esta é bastante preocupante. Quanto menor o peso de nascimento, maior a chance de problemas.

Os medicamentos utilizados para redução da pressão arterial podem afetar o bebê?
Todas as drogas atravessam a barreira placentária, porém são bem tolerados pelo feto. A única exceção é para uma classe específica de drogas denominadas como inibidores da enzima de conversão da angiotensina (captopril, por exemplo), que não deve ser utilizada na gestação.

Prevenção
Repouso pode prevenir Pré-Eclâmsia?
Infelizmente não. Ainda que o repouso possa reduzir a pressão arterial, isto não é suficiente para interferir nos mecanismos responsáveis pela instalação da pré-eclâmpsia.

O tipo de dieta pode prevenir Pré-Eclâmsia?
De modo geral, a dieta balanceada é fundamental para o sucesso de qualquer gestação. Em relação a pré-eclâmpsia, existem evidências científicas sugerindo que se você fizer uma dieta rica em cálcio (2 a 3 boas fatias de queijo branco e/ou cerca de 1 litro de leite ao dia) podem diminuir o risco de instalação de pré-eclâmpsia.

A obesidade aumenta o risco para Pré-Eclâmsia?
Não há evidências consistentes que a obesidade per si predisponha a pré-eclâmpsia, a não ser que seja acompanhada de hipertensão arterial crônica. O ganho excessivo de peso é um sinal de alerta para a retenção hídrica, sem correlação com o tipo de dieta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

MundoBrasileiro