Pesquisa revela que crianças que usam mamadeira depois de um ano podem ficar obesas

Segundo Luis Moreno, coordenador do grupo de pesquisa sobre nutrição infantil da Universidade de Zaragoza, na Espanha, o leite não é o problema. A grande questão é que em alguns casos a mamadeira é usada para substituir a chupeta para acalmar os bebês ou para eles dormirem, o que causa um aumento calórico e consequentemente a obesidade.
O estudo mostra ainda que uma única mamadeira com 25 ml de leite já supre 12% das necessidades calóricas de uma menina de 2 anos, por exemplo. A prevalência de obesidade entre as crianças que participaram do estudo era de 23% entre as que tinham o hábito de mamar, contra 16% nos que não usavam mais a mamadeira com essa idade. Segundo especialistas, o ideal é usar o leite materno como única fonte de alimentação até os seis meses e, a partir de então, começar a usar colher ou copos para alimentar a criança. Desta maneira, ela não acostuma com o uso da mamadeira.
A Associação Americana de Pediatria dá dicas valiosas para não acostumar seu filho com a mamadeira. A partir dos nove meses de idade, nunca alimente seu bebê entre as refeições usando mamadeira. Use copos para dar água ou sucos e não deixe que elas mamem antes de dormir. Outra questão ressaltada na pesquisa é que a mamadeira não havia sido relacionada ainda com a obesidade infantil.
Para estimular hábitos saudáveis de alimentação nas crianças - que devem começar antes delas irem para a escola - é importante incluir a partir sexto mês de idade, cereais, frutas e verduras e aos oito, carnes e peixe, de início, triturados, e aos poucos, quando os dentinhos começarem a nascer, em pedaços para incentivar a mastigação. E comntiuar amamentando por 2 anos ou mais.
Fonte: http://www.bolsademulher.com/familia/obesidade-infantil-e-mamadeira-105608.html
OBS: Este texto foi modificado.
OBS: Este texto foi modificado.
Olá querida!
ResponderExcluirAdorei o blog, muito obrigada pelas dicas, estão sendo de uma ajuda incrível!
Meu bebê sofria de cólicas horríveis, daí encontrei essa mamadeira aqui: http://www.tricae.com.br/mamadeira-next-anti-colica-250ml-branca-pur-18522.html
Não sei se foi a mamadeira que funcionou ou se as cólicas simplesmente passaram, mas agora ele está muito melhor!
Se você tiver o mesmo problema espero que ajude!!
Beijos Lê
Oi Lê! Pois então, alguns profissionais da área não acreditam que cólicas existam no recém nascido. Mas quando o bebê toma fórmulas infantis, geralmente se percebe um aumento de gases, o que é desconfortável para eles. Acredita-se que as cólicas do bebê acontecem até o terceiro mês da criança, depois disso somem. Não te aconselho em oferecer a mamadeira, em momento algum. Bebês recém nascidos tomam leite materno em copinhos, consequentemente irão conseguir tomar fórmula, sim eles conseguem. A mamadeira além de ter relação com obesidade, leva a criança a ter problemas com dentição, má formação da arcada dentária, problemas respiratórias e consequentemente de sono, além da mamadeira ser um veículo para doenças.
ExcluirQualquer coisa me contate.
Obrigada pela participação, bjus!