sábado, 14 de maio de 2011

Obesidade infantil e mamadeira

Para quem acha bonito e dá sem necessidade! Leiam...

Pesquisa revela que crianças que usam mamadeira depois de um ano podem ficar obesas

No mês em que é comemorado o Dia das Mães, uma pesquisa americana revelou que as mulheres têm que prestar ainda mais atenção nos cuidados com os pequenos. O inocente gesto de dar mamadeira às crianças com mais de um ano aumenta em 30% as chances delas desenvolverem obesidade infantil. O estudo foi publicado no "Journal of Pediatrics" e mostrou que dos 17% de crianças obesas aos cinco anos de idade, 22,3% tomou leite na mamadeira até os dois anos, 18,9% tinham o hábito de mamar antes de dormir e os outros 58,8% tomava mamadeira frequentemente durante o dia.


Segundo Luis Moreno, coordenador do grupo de pesquisa sobre nutrição infantil da Universidade de Zaragoza, na Espanha, o leite não é o problema. A grande questão é que em alguns casos a mamadeira é usada para substituir a chupeta para acalmar os bebês ou para eles dormirem, o que causa um aumento calórico e consequentemente a obesidade.
O estudo mostra ainda que uma única mamadeira com 25 ml de leite já supre 12% das necessidades calóricas de uma menina de 2 anos, por exemplo. A prevalência de obesidade entre as crianças que participaram do estudo era de 23% entre as que tinham o hábito de mamar, contra 16% nos que não usavam mais a mamadeira com essa idade. Segundo especialistas, o ideal é usar o leite materno como única fonte de alimentação até os seis meses e, a partir de então, começar a usar colher ou copos para alimentar a criança. Desta maneira, ela não acostuma com o uso da mamadeira.

A Associação Americana de Pediatria dá dicas valiosas para não acostumar seu filho com a mamadeira. A partir dos nove meses de idade, nunca alimente seu bebê entre as refeições usando mamadeira. Use copos para dar água ou sucos e não deixe que elas mamem antes de dormir. Outra questão ressaltada na pesquisa é que a mamadeira não havia sido relacionada ainda com a obesidade infantil.
Para estimular hábitos saudáveis de alimentação nas crianças - que devem começar antes delas irem para a escola - é importante incluir  a partir sexto mês de idade, cereais, frutas e verduras e aos oito, carnes e peixe, de início, triturados, e aos poucos, quando os dentinhos começarem a nascer, em pedaços para incentivar a mastigação. E comntiuar amamentando por 2 anos ou mais.

2 comentários:

  1. Olá querida!
    Adorei o blog, muito obrigada pelas dicas, estão sendo de uma ajuda incrível!
    Meu bebê sofria de cólicas horríveis, daí encontrei essa mamadeira aqui: http://www.tricae.com.br/mamadeira-next-anti-colica-250ml-branca-pur-18522.html
    Não sei se foi a mamadeira que funcionou ou se as cólicas simplesmente passaram, mas agora ele está muito melhor!
    Se você tiver o mesmo problema espero que ajude!!

    Beijos Lê

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lê! Pois então, alguns profissionais da área não acreditam que cólicas existam no recém nascido. Mas quando o bebê toma fórmulas infantis, geralmente se percebe um aumento de gases, o que é desconfortável para eles. Acredita-se que as cólicas do bebê acontecem até o terceiro mês da criança, depois disso somem. Não te aconselho em oferecer a mamadeira, em momento algum. Bebês recém nascidos tomam leite materno em copinhos, consequentemente irão conseguir tomar fórmula, sim eles conseguem. A mamadeira além de ter relação com obesidade, leva a criança a ter problemas com dentição, má formação da arcada dentária, problemas respiratórias e consequentemente de sono, além da mamadeira ser um veículo para doenças.
      Qualquer coisa me contate.
      Obrigada pela participação, bjus!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

MundoBrasileiro