quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Linha Purpura e parto!

Então gente, eu adorei  o texto da minha querida Fisio Doula Renata. Muito bom ter esta informação!! Leiam...


Durante a gestação o corpo da mulher se modifica, se pigmenta e algumas linhas se formam...
Uma das linhas mais conhecidas é a linha nigra, aquela linha escura que aparece no abdome da maioria das gestantes devido alterações hormonais e que depois some... 
Mas agora conhecemos uma outra linha, menos perceptível (por estar mais escondida) mas com uma função maravilhosa: indicar indiretamente a evolução do trabalho de parto! Sim!!! O corpo consegue expressar qual o nível de descida do bebê e dilatação do colo através de uma linha que aparece no bumbum: a linha purpura!! Não é demais?????
Eu já havia notado a linha purpura em gestantes, mas nunca me atentei para ela... nem imaginava porque ela existia!!!
A linha purpura foi descrita e estudada apenas por parteiras cujos estudos já são meio antigos (1990 e 1998) e este ano voltou a ser comentada através da tese de livre docência da Dra. Nádia Zanon Narchi, que resolveu usar a linha purpura como método auxiliar de avaliação de fase ativa do trabalho de parto! Ela percebeu que a linha vai aumentando de acordo com a evolução da dilatação, e sua coloração vai mudando de acordo com a descida do bebê! Isso, além de ser um sinal de que a natureza realmente é sábia, facilita e torna o atendimento à gestante menos constrangedor e doloroso, já que acaba diminuindo a frequência dos toques vaginais! Bacana né?
E agora.... com vocês,  a nossa querida (e bem-vinda!!!!) linha purpura!!  


 Ah! A tese completa da Dra Zanon, vocês conseguem aqui

4 comentários:

  1. Se eu soubesse disso, teria colocado um espelho atrás de mim para saber como estava indo o parto. A natureza é muito sábia mesmo!

    ResponderExcluir
  2. Eu fiquei com uma mancha, também púrpura, formando um círculo envolvendo parte das nádegas e a vagina próximo ao dia do parto.
    Minha GO nunca havia visto em nenhuma paciente e não sabia explicar. Me parecia um excesso de irrigação sanguínea no local...
    Você saberia explicar?
    Agradeço desde já!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

MundoBrasileiro