segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Um pouco de história...

google imagem


Hipócrates há vinte e cinco séculos atrás, reconhecia a importância do consumo de alimentos para a saúde, afirmando que "o alimento seria o teu remédio", observou também que os indivíduos obesos morriam precocemente. Os gregos eram orgulhosos de seus atletas e a ginástica não era exclusividade de poucos, mas sim parte integrante das atividades diárias da vida de todos. Para Hipócrates, a atividade física e a alimentação eram fatores preponderantes para a saúde, pois preservavam-na e suplementavam a medicina que alterava o corpo, mudando do estado adoentado para o normal.

A história da nutrição pode ser dividida em três fases

Na primeira, chamada era naturalística (400 a.C. a 1750 d.C.), as pessoas tinham idéias muito vagas sobre os alimentos, surgindo vários tabus, poderes mágicos ou valor medicinal para os mesmos.

Entre 1750 e 1900 d.C, a nutrição passou pela era químico-analítica, iniciada pelo francês Antoine Lavoisier, considerado o "Pai da Nutrição", cujo trabalho, no século XVIII, abrangeu o estudo da respiração, da oxidação e da calorimetria, sempre relacionadas com a utilização da energia proveniente dos alimentos.

Por volta de 1900 até os dias atuais, inicia-se a era biológica, que visa determinar as relações entre os nutrientes, seus exatos papéis biológicos, e as necessidades dietéticas humanas. Até a metade do século XX, as pesquisas com alimentos tinham caráter, sobretudo curativo. Essa tendência começou a mudar a partir da Segunda Guerra Mundial, quando os Estados Unidos passou a se preocupar com a resistência e a rápida recuperação de seus feridos nos campos de batalha, preocupando-se com o aspecto preventivo. Esta preocupação continua, e verificamos ter a nutrição um importante papel na prevenção de doenças, como por exemplo, na prevenção das doenças cardiovasculares, onde os principais fatores de controle são: evitar o excesso de peso, evitar consumo de gorduras saturadas e trans; consumir fibras diariamente, entre outros.

A influência da alimentação e da atividade física na saúde tem sido, portanto observada há vários séculos e uma enorme quantidade de evidências a respeito tem sido acumulada. À medida que a ciência evolui, com uma velocidade fenomenal, mais evidências do papel positivo da alimentação são encontradas a cada dia.


Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

MundoBrasileiro