domingo, 1 de setembro de 2013

E agora? A doula precisa de uma doula no parto?



Esta pergunta me fazem direto... "Mas tu não precisa né?" "Tu sabe tudo que tem que fazer na hora!" "Ah, tu estas preparada, não precisa de doula"...E assim vai. Bom, eu Ana Luisa, doula a 3 anos, PRECISO sim de uma doula, justamente por saber da importância que o meu trabalho, que o nosso trabalho reflete na experiência de parto dos casais. Ter uma mulher contigo, que tu confia, que sabe todos os teus segredos, os teus medos e monstros, ao teu lado te mostrando a direção, te lembrando da capacidade que tens de completar este caminho, NÃO TEM PREÇO! Não só de valor em dinheiro, o que é muito importante a valorização deste atendimento, mas também em valores emocionais, espirituais!
Fátima Bernardes erroneamente disse que o pai poderia substituir uma doula! NÃO!! Não pode, marido e doula não são concorrentes, ou um não é menos necessário que o outro. O marido vai trazer uma intimidade, uma segurança, um conforto. A doula trás suporte, guia, acolhe, encoraja, fica tranquila sabendo que tudo esta indo como tem que ser. E ela transmite isso ao marido também, que pode curtir a chegada de seu filho com muito mais calma e tranquilidade!
Eu posso idealizar muitas coisas na hora, e não ser nada daquilo que eu esperava. Eu me sentiria perdida, sem saber como lidar com a situação e junto o marido ficaria assim! A doula é o "NORTE" da gestante na hora do parto, alguém que já passou por isso, na maioria das vezes, e sabe como te manter focada e tranquila.
Eu na verdade não tenho palavras para descrever o que minhas doulas representam para mim... São mulheres sábias, experientes, com trajetórias de vida diferentes, intuitivas, carinhosas, tranquilas...ah, não tem adjetivo que rotule...talvez AMOR! Mulheres que doam este amor para outras mulheres!
Todas mulheres deveriam ter o suporte de uma doula. "Mas Ana é muito caro, não é?" . Não, não é! A doula desenvolve um trabalho de acompanhamento continuo desde o primeiro encontro com a gestante, buscando dar informações que deixem a gestante e o pai tranquilos com suas decisões, e desta forma empoderados, focados. Este suporte continuo acontece por encontroas antes do trabalho de parto, onde ocorre uma preparação para o mesmo, tanto da mulher quanto do homem. E continua virtualmente, através de redes sociais, trocas de e-mail ou até vídeo. Na hora do parto a doula fica ao lado do casal sem descanso, guiando e zelando deste momento mágico. O trabalho de parto mais o parto pode demorar 24 horas ou mais, e a doula fica ali junto o tempo todo! Longe da família e abrindo mão de outros compromissos. E depois do nascimento ainda fica mais 1 ou 2 horas orientando o casal com cuidados do bebê e amamentação, fazendo mais tarde ainda uma visita domiciliar pós parto.
Então, vocês sabendo disso tudo ainda acham caro o que as doulas cobram? Gente, as doulas facilitam o pagamento, não é por isso que vocês precisam abrir mão de alguém tão essencial na hora que vocês mais precisam!! 
Caraaaaa... uma das minhas doulas, a Juliana, me disse que esta louca para ver o meu poder em ação, que vai ser lindo me ver parir! Ela ACREDITA em mim, como EU não vou acreditar???? Meu marido acredita em mim, como EU não vou acreditar??? 



Ter uma doula ao seu lado é ESSENCIAL!!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

MundoBrasileiro