quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Como introduzir alimentos de forma saudável para seu bebê.

   Esta é uma fase muito importante para a formação de hábitos alimentares da criança, pois ela ira conhecer uma infinidade de sabores, que a acompanharam para o resto da vida. Lembrando que a introdução de novos alimentos deve ser feita a partir do 6° mês de vida da criança.
  Vou dar algumas dicas, passos para a introdução de alimentos do bebê:
  1.  A criança pode comer todos os tipos de frutas ou sucos das mesmas, desde que aceite, aumentando as possibilidades dela se acostumar com novos sabores. A maioria dos pediatras indica o quarteto mamão, banana, maçã e pêra, porque são de mais fácil aceitação. Mas tente oferecer uma manga, um melão, jabuticaba, pitanga, elas vão adorar.
  2.     Quando você iniciar a introdução da papa salgada, lá pelo 7° mês, nos primeiro 3 dias use somente legumes, batata, abobrinha e cenoura. Depois utilize a carne, que pode ser de qualquer tipo como bovina, de frango, de peixe e vísceras, que alias contem grande quantidade de ferro, prevenindo anemias. Lembre-se que a papa salgada deve conter de três a quatro alimentos diferentes, porque se não pode confundir a criança. Não repita a papa durante a semana, assim a criança conhecerá mais sabores.
  3.    Os alimentos devem ser introduzidos um a um, gradativamente. Possibilitando desta forma identificar alguma intolerância ou alergia. Por esta razão que não se deve misturar dois tipos de frutas no suco, sendo mais difícil saber o que causou esta alteração orgânica.
  4.     Utilize pouco sal, óleo e cebola para temperar. No início ofereça somente o caldo do feijão ou outra leguminosa e, aos poucos incluir os grãos. Os grãos devem ser bem amassados junto com os outros alimentos.
  5.    Cereais (arroz, milho), farinhas, batata, mandioca, macarrão dever estar em maior quantidade, para dar volume e calorias.
  6.     Não bata os alimentos no liquidificador, nem as passe na peneira, pois deste modo a mastigação não é estimulada. O ideal é amassar com o garfo. 
  7.      E o ovo? A recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria é que a criança recebe somente a gema, como substituto da fonte protéica. A clara, devido ser muito alergênica pode ser oferecida após os 10 meses de idade.
        Eis aqui um esquema muito bom para você começar a rotina alimentar do seu bebê:


   * Lembre-se que a amamentação é recomendada até dois anos ou mais, pelo Ministério da Saúde. No esquema aparece o leite de vaca a partir dos 12 meses, como alternativa, não como substituto.

Texto por Ana Luisa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

MundoBrasileiro