terça-feira, 21 de setembro de 2010

Relato de minha 1ª experiência como Doula


Um dia antes da chegada de Daniel


   Conheci mamãe Ariana quando ela estava com 36 semanas de gestação (dia 03/09/2010). Ela já tinha dois dedos  de dilatação e uma colicazinha chata, pensei que teria trabalho logo em seguida, mas tudo parou. Já combinamos tudo neste 1° encontro, parto com mínimo de intervenção possível e muito menos no bebê. Deixei leitura para ela se informar, exercícios e posições de alívio. No 2° encontro (10/09/2010) Ari estava coma mesma dilatação, tirei dúvidas que surgiram, mostrei mais alguns exercícios e artigos científicos. Dia 15/09, Ari me liga, perguntando se as dores nas costas eram normais, disse que sim, que poderia ser indício de TP, que ela repousasse, se parasse ainda não era. Me disse que o tampão havia começado a sair. Me ligou depois dizendo que haviam parado as dores com o repouso e, que iria trabalhar.
   Dia 18/09 chego para outra visita, e neste dia conheci o papai do Daniel. Ari estava no quarto com muita dor nas costas e no pé da barriga que vinha de 20 até em 8 minutos. Sabia que a noite teria trabalho a fazer. Fiquei um pouco mais na casa, fazendo um carinho na barriga, enquanto Ari estava recostada em mim, de  pernas para cima. Disse que estava bem e que as dores estavam amenas. Decidi ir para casa e me aprontar, quando ela me chamasse era só sair. Ela queria que eu ficasse.
   Dia 19/09 às 01:30 hs Ari me liga dizendo que as dores aumentaram e, que as contrações estavam vindo de 5-5 minutos , que estava caminhando e que não sabia mais o que fazer. Disse para ela tomar um banho quente e ficar na bola, que me ligasse se não parasse as dores. Decidi ligar logo depois avisando que iria para lá, senti que Ari estava muito ansiosa. Cheguei pelas 2:30 e as malas já estavam todas prontas. Ficamos um pouco na bola, como já haviamos feito das outras vezes, assim ela se sentia segura. Mas assim que o pai ficou pronto Ariana quis ir para o hospital. Chegamos rápido no hospital de Porto Alegre. Ela foi internada às 3:30 da manhã, foi atendida pelo plantonista, já que sua médica não atendia, parece que estava com 6 dedos, mas depois descobrimos que não. O pai entrou depois de um tempo e eu, quase não consegui entrar. Liguei para o Claudiomiro para insistirem na minha presença lá dentro, e eu estava aflita querendo confortar a mãe.
   Me chamaram e fui direto massagear a lombar, pedi que não ficasse deitada, porque assim doeria mais dificultando a dilatação e , estendendo o trabalho de parto, deixando ela cansada e desanimada. Fomos para a suite de parto, onde ficaríamos todo o processo. A enfermeira nos ofereceu a bola. Depois de um tempo apareceu outro médico, que ficaria com ela todo o tempo. Foi examinada e estava com 4 dedos, não 6 como o outro havia dito o outro médico. Ari se agachava, caminhava no quarto, ficava um pouco na bola, me pedia massagem. Pelas 4 hs o médico veio examiná-la novamente, e estava com 6-7 dedos de dilatação, comemorei internamente e repeti novamente para ela que estavamos indo muito bem.
   A menina da enfermagem aproveitou e pediu que Ari continuasse deitada, para ela ouvir os batimentos do bebê. Tudo ótimo com o pequeno. Ari decidiu que queria permacer recostada na cama, o marido dela e eu insistimos para que caminhasse, mas ficava tonta e passava mal. Pelas 6 hs o médico a examinou novamente, 6 dedos, as contrações bem mais espassadas e de pouca duração. Ele sugeriu hormônio para as contações ficarem mais vigorosas, Ari me olhou e eu disse:" Tu que sabe querida", então ela aceitou, junto com remédio para dor, pois estava desanimada. Avisei que as contrações viriam seguidamente, que teria que ser corajosa. Repetia sem parar para ela: " Respira fundo, te entrega, deixa o Daniel vir". As contrações vinham uma atrás da outra, mas o semblante dela não transparecia dor, em momento algum. Só me pedia que massageasse as costas e a o pé da barriga. Pelas 8:30 o médico veio examiná-la, 9 para 10 dedos, havia um rebordo, e o médico tirou do caminho. Ariana estava pronta para empurrar. Ficou do mesmo jeito que estava, semi-sentada, fazendo a melhor força que conseguia. Estava exausta, e queria o filho nos braços. Daniel já estava quase saindo, mas subia novamente. O médico fez a episio com o consentimento dela. Pegou o forceps e tirou ele de lá. Foi direto para o colo da mãe, depois de um tempo levado para pesar e se aquecer.
   O pai foi atrás e Ari pediu que ficasse com ela. O médico queria tracionar a placenta mas Ari disse que não.  Ela passou mal e foi diagnosticada com acretismo placentário, foi levada para o centro cirúrgico onde retiraram a placenta, sem problemas. Como perdeu sangue recebeu uma bolsa. Logo depois foi para a sala de recuperação e o Daneil foi amamentado pela 1ª vez. Daniel nasceu de 38 semanas, pesando 3320g e medindo 51 cm, apgar 8-9. Um anjinho, o meu primeiro (rsrsrsrs).
   Depois de um tempinho me retirei, exausta mas feliz de poder proporcionar segurança para a mais nova mamãe. Ariana foi uma guerreira, foi nota mil! E eu eternamente marcada pela minha primeira experiência como Doula. Espero ter muitas ainda, pois vale muito a pena!


Doula babando.

6 comentários:

  1. que legal ter sua primeira experiência...não vejo a hora de chegar a minha vez!
    bjsss

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Claudia! Tua 1ª vez também vai vir, fica tranquila! bju!

    ResponderExcluir
  3. Que lindo e que orgulho da minha irmã! Obrigada por estar ao lado dela, Ana!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Aline! Que bom que gostaste do relato. Tua irmã foi uma guerreira e eu também me orgulho dela!!

    ResponderExcluir
  5. Oi minha doula querida e olá mamães !
    depois de quase 2 meses consegui vir aqui e deixar meu recado, meu carinho, meu agradecimento para esta pessoa tao querida que é a Ana, e agradecer muito, por ela estar conosco no momento tao unico e importante em nossas vidas.
    Mamães, minha doula foi simplesmente maravilhosa, me ajudando com as contrações, me dando força, carinho e segurança, pq na hora de ganhar o nosso anjinho, o que mais precisamos é do carinho e força e isso nossa doula sabe fazer e muito bem !
    Obrigada Ana, minha doula querida, por tudo, te adoramos demais e queremos tu sempre presente em nossas vidas.

    ResponderExcluir
  6. Oiiii! Muito obrigada pelas palavras!! Poder fazer parte de um momento tão mágico, é maravilhoso demais! Indescritível mesmo! Foste guerreira até o fim! E o resultado está em teus braços, se alimentando do teu leite...este anjo que veio só trazer alegrias!!Agradeço a vocês! E é só chamar que eu vou!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

MundoBrasileiro