quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Relato do parto de minha menina Sofia

a data esta errada era dia 01/01/2010

   Decidi engravidar quando meu filho completou 2 anos de idade. Os dois cresceriam juntos e meu filho já estava pedindo um irmão. Nossa situação financeira não é das melhores, mas da para passear de vez enquando... Parei com a pílula e então, 4 meses depois tive a confirmação de que um bebê estava a caminho.
    A gestação da Sofia foi diferente da gestação do Bernardo. A do Bê foi tranquila, não enjoei, nem vomitos ou náuseas, inchei pouco. No da Fifi foi o contrário, tive tudo isso e mais uma pouco, passei bem mal nos 4 primeiros meses. Não me lembro bem quando, a data precisa, mas tive depressão durante a gravidez (li que pode ter sido pela minha Depressão Pós Parto, depois que ganhei o Bê de cesárea), e desenvolvi fobia social, não queria ver ninguém. Fiz tratamento com psiquiatra e melhorei rápido.
    A obstetra que me acompanhou nesta gestação, era a mesma que fez a cesárea do Bê. Por que fiquei com ela? Por medo, insegurança... onde moro é dificil e, não queria ir para outra cidade consultar, afinal de contas ela me tratava bem ( estava com medo). Conversei muito com a Dr.ª J ( estava mil vezes mais informada) e disse que não abriria mão de ter meu parto normal, que sabia dos "riscos" por causa da cesárea anterior, mas que era o meu desejo. A dr.ª disse que tudo bem, que poderíamos "tentar" (fujam dos médicos que dizem esta palavra), que se ela não crescer muito e eu tivesse "boas" contrações, teria meu parto normal (não gostei do que ela falou, mas o medo de cair em mãos mais cruéis, me calou).
   Passei a gestação torcendo para que minha bebê não crescesse muito, e estava feliz com minhas  "falsas" contrações (contrações de Braxton Hicks), que começaram desde a 24ª semana, e além disso, Fifi havia encaixado com 35 semanas. Teria o MEU parto... pariria minha filha! Nesta época, ainda fui ver o GO da minha comadre, mas acabei não mudando, por medo, mas ele parecia compreensivo e atencioso, me disse que se precisasse era só entrar em contato. Mais para o fim da gestação Sofia havia ganho muito peso (segundo a Dra.), mesmo assim ela não falava em cesárea (mas pensava). Meu colo continuava grosso, posterior, sem dilatação.
   Com 40 semanas (nas contas da GO estava com 40 semanas, depois vi que não estava) fui ao hospital fazer um MAP, ver se Fifi estava bem, se tinha contrações "boas". Não tive muitas contrações no tempo do exame, Dr.ª J me explicou todo o gráfico e me disse que esperaria até as 41 semanas, para eu entrar em TP (minha DPP era 24/12/2010...férias, festas...), senão seria césarea. Veio com um papo todo compreensivo de que não era para me culpar, que algumas mulheres não entram em trabalho de parto mesmo...blá,blá,blá.
   O que fiz? Fiquei arrasada, pois no meu intimo sabia que pariria minha filha! Mas acreditei nela... Dr.ª J marcou a cesárea para quarta, dia 30/01/2010, no plantão dela claro! Depois ela iria para a praia... Resolvi antecipar a cesárea para o dia 28/12, assim meu marido ficaria comigo toda a semana (fiquei num misto de impotência e revolta, e quase me ceguei para o que acontecia). Mas algo me dizia para não desistir, e que tinha que me "livrar" desta GO para ter meu parto. Pensei que era direito da minha filha escolher quando queria nascer. E ela ainda não estava pronta!
   Marquei uma Eco no dia 28/12 (segunda), por conta própria e descobri que Fifi estava com 3 kg , mais ou menos, não com 3,5 kg, como Drª disse, nas 39 semanas de gestação. Minha ficha caiu! Liguei para o Dr. M e expliquei tudo, ele disse para nos encontrarmos no outro dia (terça) no CO do hospital para conversarmos. No mesmo dia fui tomar um passe com minha amiga médium (sou espírita), fiz pedido para Bezerra e, tive a confirmação de minhas suspeitas. Na terça pela manhã conversei com a Drª J, liguei umas três vezes até conseguir dizer que iria até as 42 semanas, que mudaria de GO, pois não tinha garantia de que ela estaria presente no parto (nessa hora saiu um peso de mim...como se tivessem me libertado de algo...me devolvido a Vida). O que ela me disse? " Bem que tu faz querida... é melhor assim... quem vai te assistir?...ah estas em ótimas mãos... depois me trás a "polaquinha" para eu conhecer... boa sorte querida!"... Isso mesmo!! Foi isso que ela me disse, na maior cara de pau! Nesta hora percebi o quão desnecessária foi a minha cesárea... fiquei com muita raiva.
   Neste mesmo dia (29/12) à noite fui ao hospital ver o Dr. M. Conversamos rapidamente, me disse que eu ia completar 41 semanas, daqui a 3 dias (ai que raiva), isso mesmo ela iria antecipar a cesárea! Que poderíamos esperar até 44 semanas se eu quisesse, que era só fazer o MAP de dois em dois dias, para ver se nós duas estávamos indo bem. Fiquei radiante! Ele me alertou sobre os riscos de ruptura uterina e que não poderia induzir o parto, se eu não entrasse em TP expontaneamente. Com medo do médico ser outro "falso santo" (cesárea), perguntei da possibilidade de colocar um pouco de hormônio para manter as contrações, e ele me disse que só com quadro muito favorável, e seria muito em pouca quantidade. Me disse também, que não faria cesárea se eu estivesse evoluindo bem (por não aguentar o TP e tals), que ele não ficaria horas ao meu lado pra depois terminar em cesárea. Me avisou que doeria bastante ( como ele tem tanta certeza?), e falei que não queria anestesia (foi só o que consegui combinar com ele neste dia pois CO tava uma loucura). Fiz o MAP antes de ir... Sofia estava ótima e minhas contrações surgiram novamente.Sai confiante do hospital.
    De madrugada, sentia contrações a cada 30 minutos, mas não eram fortes. Pela manhã fui ao banheiro, e ao me limpar vi que havia saido parte do tampão. Chamei meu marido e contei a novidade. Fui fazendo o MAP a cada dois dias, o tampão ia saindo aos poucos, minhas contrações vinham de hora em hora, até 30 minutos. Minha filha estava a caminho! No dia 02/01 saiu o resto do tampão. Dia 03/12 tinha o MAP novamente, e falei para o Dr.M que sentia uma dor que ia do útero para as costas e depois voltava, e vinha a cada 30 minutos, ele resolveu fazer um toque, estava com 1 cm de dilatação! Vibrei internamente. Dr.M fez o descolamento de membrana, não protestei porque ia pedir mesmo ( medo da cesárea). Me deu um exame mais detalhado para fazer, mas me disse que provavelmente voltaria de madrugada, pois minha bebê estava encaixada e baixa ( nem me dei conta que a hora estava chegando).
   Depois que sai do hospital, senti que as contrações haviam apertado. Quando vinha uma, eu me concentrava nela, respirava fundo e esperava passar (instintivamente). Contei para meu marido e avisei minha mãe, pois ela teria que ficar com o Bê. Cheguei em casa as 23:30, as contrações vinham a cada 20 minutos. Comi, tomei um banho morno, demorado, que me aliviava bastante as dores ( que estavam em 6 numa escala de 10). Me deitei para ver se descansava, meu marido ficou acordado comigo. Pela 00:30 o quadro mudou, a dor aumentou para 7 e, as contrações vinham de 15 em 20 minutos, de 20 em 10, de 10 em 8, de 8 em 15, de 15 em 3, e assim iam, bem loucas! Pelas 3hs meu marido ligou para o Dr. M, que já estava no hospital, dizendo que iamos para lá ( mentiu dizendo que as contrações estavam de 5-5 minutos, rsrsrs), para meu marido já estava na hora, eu não acreditava, não tinha caído a ficha... achei que voltaria para casa!
   Tomei uma banho morno antes de sair, fiquei lá uns 20 minutos, que água boa, me aliviava muito. Toda vez que vinha a contração, eu me acocorava e pedia massagem para meu marido. Minha mãe chegou em casa e, então saímos. No carro, cada buraco na estrada, era um coice em mim...que dor! Dei entrada no CO às 03:30, um médico plantonista veio me avaliar, e me perguntou se eu já não tinha estado lá um pouco antes, disse que sim, e ele ainda brincou, que se estava com um dedo de dilatação antes, estaria com dois agora, blá, blá, blá... Mas parou de fazer gracinha quando  fez o toque... estranhei. Eis que surge meu GO na salinha (nisso o plantonista já estava fazendo minha ficha de internação, eu nem me dei conta do que acontecia!) e pergunta como eu estava, o medico respondeu... 4 para 5 dedos de dilatação! Quase caí dura! Fiquei feliz da vida, mas era surreal!
   Me mandaram fazer raspagem de pêlo e enema (na hora nem me importei, hoje me arrependo, é desconfortável, não tem necessidade) . Depois tomei outro banho e aproveitei a água morna. Pelas 5:30 Dr.M fez um toque e eu estava com 6 dedos de dilatação. Me perguntou se eu queria o hormônio, e eu confirmei que sim , até porque minhas contrações continuavam loucas (fiquei apreensiva mas o medo da cesárea era maior... claro que hoje me arrependo).
  Beto ficou o tempo todo comigo, me fazia massagem, que me aliviava bastante, me dava muito carinho. Mas depois do hormônio não me deixaram caminhar, nem me mexer (trocou o turno também do hospital, e parece que ninguém olha prontuário!!). As contrações se intensificaram, me rendi ao remedinho para dor... Estava alucinada, as contrações vinham uma atras da outra e, pelas 6:30 estava com 7 dedos de dilatação. Pedi para as enfermeiras tirarem o soro, pois minha contrações se regularizaram, mas elas se recusaram, (nem sabiam que havia hormônio, estas toupeiras!). Decidiram perguntar ao médico, e ele que confirmou que tinha posto, mas mesmo assim não retiraram. As contrações vinham uma atrás da outra (a dor era a mesma), mas não dava tempo para me recuperar delas, e então a bolsa estourou.... Fui para partolândia de jatinho supersônico!!! Nesta hora comecei a pedir anestesia, mas Dr. M me enrolou, já estava quase ganhando. Gritei, gente, gritei mesmo! Hormônio é horrível...é cavalar...Numa dessas meu corpo se dobrou pela força da contração (me sujei ... enema... muito desagradável), depois outra...não tinha como não vocalizar nessa hora, e nem me importei também!
   A enfermeira veio me perguntar se eu estava com vontade de fazer força. Força??? Sim...era isso que queria fazer! Voltei "a mim"...  A enfermeira chamou meu médico. Dr. M pediu que fizesse uma força para "ver" como estávamos, mas mal fiz força ele mandou parar. Saiu pelo corredor chamando as "meninas", para que arrumassem a sala de parto. Quando me levantei para ir para a sala foi que me dei conta da situação, rsrsrs. Minha filha estava nascendo por mim, pelo meu corpo, pelo meu trabalho...apesar de algumas coisas chatas... Um medo subito me veio, mas logo foi embora. Pedi para que enclinascem a maca, pois não iria parir deitada, de jeito algum! Protestara mas inclinaram! Dr. M me explicou o que eu teria que fazer e tals. Fiz uma força,mas não estava mais sentindo as contrações, e parece que li que pode acontecer, devido ao hormônio sintético. O médico me disse que eu nem estava tentando fazer força...Afff! Fiquei brava... e pensei "não passei o último mês descobrindo qual os músculos que deveria utilizar, para depois me dizerem que estava errado!".  Como não sentia as contrações, enchi o peito de ar e fiz força nos músculos pélvicos... mas nisso a #@$%#@&*** da enfermeira fez a manobra de Kristeller (com risco de matar a mim e minha filha). Mal senti a cabeça passando, plof! Dr. M havia feito a episio sem me perguntar...  Legal, né?! Aff! Depois vi o médico desenrolando o cordão do pescoço (acho que foram duas voltas) e disse para eu fazer mais força. Sofia nasceu, berrando, não chorando! Estava brava a minha princesa! Nasceu às 7:54 da manhã dia 04/01/2010, pesando 3755g e medindo 51 cm, apgar 9 e 10. Estava realizada!! O médico não perguntou se meu marido queria cortar o cordão e, a pediatra do hospital não me deu ela. Foram aspirar não sei o quê, nem sei porquê, já que ela nasce urrando (ui que ódio!). Enfiaram aquele cano umas 30 vezes nela. Depois me deram ela por alguns momentos (segundos) e, levaram para os procedimentos (colírio, vacina de vitamina K injetável).  Deram banho nela... embaixo de um chuveirinho... ela chorou tanto, tanto... ai que dó...E eu sendo costurada. Ah, minha placenta foi tracionada, claro! Pacote completo de intervenções!
   Bem, depois de mais de meia hora (deu tempo até de eu tomar um cafe da manhã), minha filha veio para os meus braços. Ofereci o peito e ela mamou na hora, para minha felicidade. Estava feliz da vida, porque apesar das intevenções (algumas com meu consentimento, outras sem), tive meu parto normal, ela nasceu das minhas forças! Depois fomos para o quarto e recebi alta na manhã seguinte.
   Cheguei em casa com vontade de tudo, me sentia mulher, parideira, poderosa!!! Todo mundo que me olhava via o brilho nos meus olhos! Consegui meu VBAC!! Em sete dias estava novinha em folha!

















Agradeço a Deus e a Bezerra pela força que me deram! Ao meu amigo Jesus Cristo, sempre ao meu lado! As mulheres da minha família, minhas ancestrais, que pariram seus filhos... A minha mãe, que mesmo com 3 cesáreas, acredita na Natureza do nascimento e me ajudou, me deu esperança! Agradecer também as várias mulheres que já fui...pelo conhecimento que me deram e que trago comigo...não me deixando dúvidas de que parir é natural! Ao meu filho Bernardo, amor da mamãe! Mas principalmente ao meu marido, Roberto, que apesar de não concordar em algumas coisas, nunca duvidou de mim, do meu potencial e conhecimento e me fez realizar o sonho de deixar minha bebê nascer quando ela quisesse! Com o apoio de quem se ama, temos metade do caminho percorrido...o resto é conosco, nas nossas cabeças e corações!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

MundoBrasileiro