quinta-feira, 7 de abril de 2011

Cafeína pode dobrar risco de morte fetal

Encontrei esta notícia procurando sobre o a quantidade de cafeína no chimarrão, e o quanto uma grávida pode ingerir por dia. Rosi, ali fala em 1 litro(uma térmica), mas temos que lembrar que ingerimos cafeína de outras fontes, ok?! Diminuir é a unica alternativa para garantir a saúde adequada do bebê. Espero ter ajudado!
Segue a notícia:


Grávidas devem tomar cuidado com o consumo de chimarrão e de café. A ingestão de cafeína em dose igual ou superior a 300 miligramas por dia - o equivalente a uma térmica (um litro) de chimarrão mais duas xícaras médias de café - durante a gravidez, aumenta em duas vezes o risco de morte fetal. O alerta resulta de pesquisa realizada no curso de Doutorado em Epidemiologia da Faculdade de Medicina da UFPel.
O trabalho foi feito pela pediatra Alícia Manitto, que investigou a associação entre o consumo da cafeína durante a gestação e a morte fetal. Entre julho de 2002 e dezembro de 2003, ela estudou 382 casos de morte fetal anteparto, com 20 semanas ou mais de gestação. No mesmo período foram pesquisados também 792 controles, recém-nascidos vivos, de termo e adequados a sua idade gestacional.
O consumo diário de cafeína foi muito freqüente tanto entre os casos como entre os controles, 92% e 90%, respectivamente. A fonte de cafeína mais comum na população estudada foi o chimarrão. "O consumo de cafeína maior ou igual a 300 miligramas por dia, durante a gravidez, esteve associado a um risco de morte fetal cerca de duas vezes maior do que o verificado entre as que não consumiram a substância", reforça a pesquisadora.
O estudo também mostrou que mulheres com menor escolaridade, as que não fizeram acompanhamento pré-natal e aquelas com história prévia de aborto e perda dos bebês tiveram maior risco de morte fetal. A pediatra sugere que, dada a associação encontrada entre o consumo da substância e a morte fetal, as grávidas devem diminuir a ingestão de cafeína.
ÁREA DO MERCOSUL
Conforme a médica, estudos mostram que principalmente os consumos de café e de chá, nos países desenvolvidos, têm associação com a morte fetal. Nas nações do Mercosul e no Sul do Brasil, a fonte principal da cafeína passa a ser o chimarrão. Até agora, não havia pesquisas que relacionassem o efeito da cafeína na morte fetal onde a maior fonte do princípio ativo é o mate.
A tese de doutorado foi defendida na Faculdade de Medicina nesta semana. A banca foi formada pelos professores Fernando Barros, Aluísio Barros, Denise Gigante, Elaine Albernaz e Maria Helena Benício.



Fonte: http://srv-net.diariopopular.com.br/21_04_05/jt200406.html

4 comentários:

  1. olá achei este blog aki por um acaso,quer dizer vim ler o relato da amiga tamara,acompanhei a gestação dela inteira.
    mas gostei muito do seu blog,e vi que vc é doula,sou tentante e assim que engravidar pretendo ter parto normal,alias queria muito ter em casa.esta materia da cafeina muito me interessou tbm.bj de uma passadinha em meu blog

    ResponderExcluir
  2. Olá Vivi! Obrigada! Teu blog é muito lindo! Quando quiser saber de algum assunto, deixa um recado Cbox! Bjus

    ResponderExcluir
  3. Ana!!!
    ADOREI a notícia!!
    Muito obrigada por ter ido atrás das informações!!
    Com certeza irei diminuir muito a ingestão do chimarrão!
    Não quero que nada de errado aconteça com minha pimpolha!
    Bjãoooo

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

MundoBrasileiro