terça-feira, 19 de abril de 2011

Informativo de utilidade pública!!

MANOBRAS DE RESSUCITAÇÃO

Estava olhando o programa Bem-estar, da Globo, no qual estavam ensinando a ressucitação para adultos e crianças. Achei muito importante saber, pois cada segundo conta e temos que agir rápido! Encontrei esta matéria que da uma noção boa de como agir neste momento (espero que nem eu, nem vocês precisem, mas...), e compartilho com vocês agora:

A ressuscitação cardiopulmonar é composta de respiração boca-a-boca e compressões no peito (massagem cardíaca), e pode salvar a vida de uma pessoa enquanto o socorro médico não chega.

A respiração boca-a-boca e a massagem cardíaca fazem com que o sangue circule pelo corpo, levando algum oxigênio aos órgãos, enquanto a pessoa não é atendida por médicos com equipamentos específicos. A medida pode evitar lesões cerebrais -- que podem ocorrer em poucos minutos -- e a morte.

Não é difícil fazer as manobras de ressuscitação. O importante é manter a calma, dentro do possível, e fazer o seguinte:

• 1 - Verifique o estado da criança

A criança está consciente? Cutuque-a e tente acordá-la. Se ela não responder, peça para alguém chamar uma ambulância ou providenciar um transporte até o hospital. (Se você estiver sozinha com o bebê, faça a ressuscitação por dois minutos primeiro e só depois peça ajuda.)

Coloque o bebê de barriga para cima numa superfície firme.

Se houver sangramento, pressione o ferimento com um pano.

• 2: Abra as vias aéreas da criança

Incline a cabeça do bebê para cima, levantando um pouco o queixo dele.

Procure sinais de movimento ou de respiração, mas não demore mais de 10 segundos fazendo isso. Coloque o ouvido perto da boca da criança, buscando o som da respiração, e veja se o peito dela sobe e desce.

• 3: Faça duas respirações boca-a-boca

Se o bebê não estiver respirando, inspire, guarde o ar e cubra a boca e o nariz da criança com a sua boca. Caso a criança seja maior, você pode cobrir só a boca e tampar o nariz dela com seu polegar e seu indicador, vedando as narinas. Sopre devagar o ar, tomando cuidado para ele não escapar, até observar que o peito dela sobe.

Lembre-se que os pulmões do bebê são muito menores que os seus, por isso não é necessário soprar muito. Soprar muito forte ou muito rápido pode prejudicá-lo.

Se o peito não subir, isso quer dizer que as vias aéreas estão obstruídas, e a criança está engasgada.

Se o peito subir, faça duas respirações seguidas, fazendo uma pausa entre elas para deixar o ar sair.

• 4: Faça 30 compressões cardíacas

Trace uma linha imaginária entre os mamilos do bebê e coloque dois ou três dedos juntos um pouco abaixo dela. Faça pressão firme para baixo, afundando o peito da criança cerca de 2 cm.

Faça 30 compressões rápidas, mas não bruscas (cada uma deve durar menos de 1 segundo). Quando completar as 30, faça mais duas respirações (como no item 3, acima).

• 5: Repita a massagem e as respirações

Repita o ciclo de 30 compressões e duas respirações, até conseguir ajuda. Se alguém estiver levando vocês para o pronto-socorro, prossiga com as manobras durante o transporte.

Mesmo que o bebê acorde e pareça bem, leve-o ainda assim ao hospital. 

 Fonte: http://brasil.babycenter.com/baby/protecao/ressuscitacao/

verificar respiração
faça duas respirações boca-a-boca

faça 30 compressões cardíacas


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

MundoBrasileiro