terça-feira, 21 de junho de 2011

Creches amigas da Amamentação!

Pessoal, este é um assunto importantíssimos.Já trabalhei em creches e não se tinha uma politica de amamentação, ou pior ainda, interesse em apoiar a amamentação. Não se esclareceu ou, "se esclareceu" daquela forma, entendem, que a mãe pode continuar amamentando, mas é difícil e tal. Não é difícil não, dá um certo trabalho no começo, mas assim que mãe e instituição, se acostumam tudo flui com tranquilidade. Eu pessoalmente acho "o fim", as creches, nos dias de hoje não se adequarem a amentação dos pequenos, afinal, a escola quer o melhor para as crianças ou não?? Segue aqui um texto muito interessante!

Todas as creches deveriam:
1 - Explicitar em sua Política Pedagógica a promoção, proteção e apoio à amamentação, e fazer com que todo os trabalhadores – docentes ou não tenham conhecimento e pratiquem estas ações.

2 - Capacitar todos os funcionários (professores e pessoal de apoio) da creche para que possam implementar esta iniciativa.
   
3 - Informar as famílias, principalmente as gestantes e nutrizes da comunidade os benefícios da amamentação exclusiva e os malefícios dos leites artificiais, mamadeiras e chupetas, respeitando a Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de Primeira Infância, Bicos, Chupetas e Mamadeiras.

4 - Apoiar as mães que precisam voltar ao trabalho e desejam continuar amamentando. Informar sobre as técnicas de ordenha da mama, transporte e conservação do leite materno.

5 - Disponibilizar para as mães, um espaço físico agradável (sala de amamentação e expressão manual) e um clima acolhedor para que possam amamentar seus bebês antes de deixá-los e ao vir buscá-los.

6 - Promover a amamentação exclusiva tão próximo possível do ideal (6 meses) e continuada (até 2 anos ou mais), e apoiar a introdução adequada de alimentos complementares (sucos e papas de frutas e papas de legumes).

7 - Realizar atividades de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, junto às crianças, seus pais e comunidade. Por ex. nas Semanas Mundiais de Amamentação.

8 - Fomentar o estabelecimento de grupos de apoio à amamentação, procurando possibilitar encontros entre nutrizes com a assessoria de pessoal capacitado em aleitamento.

9 - Ajudar as nutrizes a superarem as dificuldades que puderem surgir nesta fase de volta ao trabalho, incluindo a informação sobre os direitos da mulher e as licenças trabalhistas.

10 - Respeitar e defender o direito da mulher de amamentar, e sua criança ser amamentada, com tudo que isto implica de apoio à família.
Modificado e adaptado à realidade brasileira pelo
Prof. Marcus Renato de Carvalho do documento:
Iniciativa Jardines Maternales Amigos de la Madre y el Niño
elaborarado pela
 Lic. Maria Antonia Bonet Coll – mbonet@sinectis.com.ar

Retirado de :http://www.aleitamento.com/a_artigos.asp?id=1&id_artigo=2526&id_subcategoria=2

2 comentários:

  1. Querida Ana concordo contigo, porém há controversias quando tu diz que as "CRECHES" o que não e mais usado é sim Escola de Educação Infantil não apoiam as mães na amamentação, discordo!
    Primeiro: As mães tem dificuldade em manter a mamentação pelo ritmo que elas tem hoje (o que não justifica) muitas dessas crianças já chegam as ditas "Creches" utilizando bicos,mamdeiras e os leites artificiais, elas ja vem trabalhando isso em casa com as crianças para poderem voltar a trabalhar depois dos 4 ou 6 meses da licença.
    Segundo: Segundo as leis o berçario tem que ter um espaço seja dentro da sala ou em um outro espaço um local confortavel para a mae que consegue ir nos horarios liberados pelo serviço, cá entre nós que tem mães que adorariam sair do serviço para amamentar seu filho, só que fica dificil a mãe trabalhar em Porto Alegre e vir amamentarem gravatai sendo que o permitido por lei são duas pausas, cada uma com duração de 1 hora.Acredito sim que devemos trabalhar com as mães,e isso vem sim sendo trabalhado e combinado com as mães da melhor forma para ambas as partes.Acho ate cruel as pessoas criticarem antes de fazer uma melhor pesquisa.
    Sugestões são sempre bem vindas!!!!O que precisamos e trablhar juntas nessa ideia e propor neste blog maravilhoso ideias para que as "creches" aproveitem mais.
    Beijos e obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Oi Rê!! Que ótimo te ver por aqui!! Realmente não se justifica a correria do dia a dia, a criança não ser amamentada. Muitas mães, na minha opinião tem um conceito errado do que é ter um filho! E devem rever suas prioridades. é o que vejo, leio, e me deixa triste ver uma, tendo tempo disponível para o filho, escolher trabalhar mais, ou ir para festas, entende? Quando estava com vocês, realmente as crianças em idade de amamentação exclusiva já vieram com fórmulas lácteas para a escolinha, além dos bicos, mamadeiras e afins, me lembro bem, uma pena! Mas como disse já trabalhei em algumas instituições em outras épocas, e venho escutado de mães, que vão a procura da escolinha, algumas políticas que não me agradam, e não tenho pena, ou acho cruel as criticas, afinal são construtivas!! Como foi dito no texto adaptado pelo Dr. Marcos, muitas instituições, hoje, NÃO oferecem este tipo de esclarecimento (o de manter a amamentação)ou tem estrutura e pessoal capacitado para orientar estas mães. A mãe que só tem 4 meses de licença e procura uma instituição para deixar seu bebe, deve na hora da confirmação da escolha da escola, receber orientação da mesma, quanto ordenha e armazenamento do leite para ser entregue a escola e armazenado em local adequado, sob refrigeração, para ser oferecido a criança, com todos os cuidados de higiene, em copinho ou seringa. Isto também vale para as mães que trabalham em outras cidades, e não tem tempo para se deslocarem até a escola!! A amamentação exclusiva deve ser mantida até o 6º mês de vida, independente da criança ir ou não a escola!Os benefícios nem preciso citar aqui, tenho muitos outros textos que podem ser acessados.
    Rê, como já te falei várias vezes, sei que faz o que esta ao teu alcance para seguir as normas e oferecer um serviço ótimo para as famílias e a comunidade. Tens prioridades, entendo, e sempre te apoiei, e dei sugestões, e as recebeste bem! É uma ótima profissional e acredito que este teu amor pelo que faz vai ser reconhecido, se é que já não esta!! Amei teu comentário, e eu é que agradeço pelos elogios e sugestões!Sucesso sempre! Bjão

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

MundoBrasileiro