quinta-feira, 16 de junho de 2011

Mais sobre bebe pélvico!

Meus queridos, compartilho com vocês esta postagem da minha amiga/doula Pris Rezende (para saber mais sobre ela, ir em Parceiras). Já devo ter postado algo parecido, mas informação nunca é demais!! Aproveitem!! Segue a postagem! Achei fotinhos posto junto.


Separei algumas dicas do livro da Doula Fadynha, Yoga para Gestantes, sobre como ajudar o bebê a virar dentro da barriga para ficar na posição que chamamos de cefálica, ou seja, de cabeça para baixo. Até a 34ª semana, o bebê pode ficar em qualquer posição dentro da barriga da mãe, porém, após esse período, 90% dos bebês expontaneamente adquirem a posição cefálica. Mesmo que as pessoas acreditem ser mais difícil o bebê virar no final da gravidez devido a falta de espaço, o bebê pode virar sim, inclusive durante o trabalho de parto, então, não precisa agendar a cesária por causa disso, tá?
A Fadynha conta no livro que existem terapias naturais que podem dar bons resultados, como a homeopatia, florais, cromoterapia e moxabustão. Outra dica que ela dá é de colocar um calço nos pés da cama para a gestante ficar com os pés mais elevados que a cabeça, isso ajudaria o bebê a ganhar mais espaço para virar. Ainda segundo a autora, é importante que a mãe acredite que o bebê pode virar e converse com o bebê a respeito da importância dele ir para a posição correta, mentalizá-lo na posição. Não comentar com as pessoas para se manter longe dos palpites e comentários negativos ajudam a manter a confiança e a lidar com a ansiedade.
Outra opção é procurar um profissional que realize um procedimento chamado "versão externa". Pode tentar colocar uma bolsa de gelo onde a cabeça do bebê está e compressas quentes no pé da barriga, assim, o bebê pode procurar o lugar quentinho e virar.
É importante se conectar com o seu bebê e com o seu corpo para sentir a movimentação quando o bebê virar para parar de fazer os exercícios e não correr o risco dele voltar a sentar. Caso tenha dúvida, um profissional poderá verificar a posição do bebê através da apalpação ou ultrassom.
Vamos os exercícios:

1º Fique de cócoras com a palma das mãos à sua frente. Levante o quadril mantendo as mãos no chão e os joelhos um pouco dobrados. Caminhe nessa posição e pare antes de se cansar ou sentir qualquer desconforto. Pode ser feito a qualquer momento do dia, quantas vezes você quiser, só não pode fazer de estômago cheio.

2º Deite-se com as nádegas próximas à parede, coloque almofadas embaixo do quadril ou o apoie com as mãos para ele ficar elevado, ponha os pés na parede e dê passos na parede até esticar as pernas completamente. Pode ficar nessa posição o tempo que se sentir confortável, novamente, pode ser feito quantas vezes por dia você desejar e nunca com estômago cheio. Ao terminar, a Fadynha orienta as gestantes a realizarem um exercício de compensação, para aliviar o peso da coluna: deitada de barriga pra cima, apoie os cotovelos no chão, eleve o tronco e tombe a cabeça para trás, encostando o topo no chão. Tire os cotovelos do chão e posicione as mãos sobre o peito. Para sair da posição, apoie os cotovelos no chão novamente e volte a cabeça a posição normal.

A parteira Naoli Vinaver esteve no Brasil há alguns anos e ensinou outros exercicios legais:

1º Coloque algumas almofadas no chão, deite-se sobre elas e coloque a cabeça no chão, assim, seu quadril ficara elevado.


2º Ao contrário, deite-se de barriga pra cima com o quadri sobre as almofadas e a cabeça no chão, assim, o quadril também fica elevado.



3º Caminhe de quatro apoios.

Caso a sua doula tenha um Rebozo, ela poderá realizar outros exercícios com ele.


É possível que um bebê que permaneceu na posição pélvica nasça de parto normal, porém, é difícil encontrar, no Brasil atualmente, um profissional que tenha experiência e segurança suficiente para acompanhar um parto nessas condições. Embora na época das nossas avós as parteiras o fizessem sem pânico.


2 comentários:

  1. Ana, amei seu blog, estou na minha segunda gestação, sou hipersupermega á favor do parto normal, fiz de tuuuudo pra ter parto normal (atividade física, exercícios...), mas meu biotipo não me permitiu, não tive absolutamente nada de dilatação, esperei até o último minuto, mas o João já estava pra completar 41 semanas e a minha médica achou melhor a cesariana. Agora (o João está com 4 anos) eu goataria muito de fazer normal mas meu médico já descartou a hipótese, infelizmente. Mas esse bolg tem tudo haver comigo, com minhas gestações....
    Amei, parebens... já indiquei pra várias mamães.

    Beijokas

    Juliana

    ResponderExcluir
  2. Oi Juliana!! Que bom que esta gostando do blog! Fico muito feliz! Parabéns pelo filhote!Mas por que o médico descartou o PN? Se me permite a intromissão.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

MundoBrasileiro