quarta-feira, 1 de junho de 2011

É urgente substituir as fraldas descartáveis por fraldas reutilizáveis


Fifi com sua fralda bonita!
Gente, hoje vou postar uma matéria que saiu, sobre um assunto polêmico, as fraldas reutilizáveis, ou para muitas adeptas, as fraldas de pano modernas! Esta matéria fala sobre o impacto ambiental que as descartáveis possuem. Sou uma mãe que desconhecia as fraldas de pano modernas, até Sofia ter 7 meses. Fato que lamento!!! Aqui estão alguns dados sobre as descartáveis: 
-uma criança utiliza 5500 fraldas durantes seus primeiros 2 anos de vida;
-fraldas levam em média 450 anos em sua decomposição, nos lixões;
- conta-se 5 árvores abatidas para 5500 fraldas descartáveis;
- em média, 2% do lixo recolhido correspondem à fraldas descartáveis (ex o município de SP produz 13.000 toneladas diárias de lixo = 260 toneladas diárias de fraldas descartáveis)
- um bilhão de árvores são usadas, no mundo inteiro, por ano, para suprir a indústria de fraldas. Quanto é mil bilhões de fraldas em termos de volume?
- no processo de branqueamento da polpa de madeira para fabricação do papel, (sendo que este também é utilizado nas fraldas), há liberação de dioxinas. E também no caso do lixo plástico (leia-se fraldas descartáveis ídem) ser queimado.
Ah, mas ai já me disseram que "... usar fraldas de pano é retroceder", "evoluímos tanto é quer que eu use isso!", "E a água que se gasta na lavagem? Não dá no mesmo?". E outras mais... até de hipócrita me chamaram! Aff!
Respondendo...para mim retroceder é não admitir o que é certo, e fazê-lo. Não o que você acha....mas o que é correto. Se você não sabe lavar roupas, vai gastar água mesmo, e não vai ser isso que fará não valer a pena essa mudança! Evoluir é olhar para seu umbigo, se analisar, tirar a bunda deste estado cômodo e mudar!!! Ah e não me venham com a velha frase " Ah, este não muda mesmo!" ou " Eu sou assim...fazer o quê!". Hipócrita...pelo menos eu estou tentando de várias maneiras, fazer a diferença! E você?
Ai vocês vão me perguntar:" Mas você usa sempre?" ,"Não é difícil lavar?", " Não dá assaduras?", ect.
Respondendo...Não uso sempre! Minha filha geralmente dorme bem a noite, então usamos a descartável, para não interromper seu soninho! Usamos também para sair, o que não tem acontecido muito....pena! NÃO É DIFÍCIL LAVAR! Deixo de molho as fraldas em pouco sabão, quando tenho uma quantidade considerável, coloco na máquina, com pouco sabão, só um enxágue e pronto! Varal e estão secas! Não dão assaduras, a menos que você esqueça a fralda no seu bebê. Depois que nos adaptamos a fralda e aos diferentes tipos de absorventes, trocamos a Fifi a cada 3-4 horas sem problemas. Ela tinha muita assadura com as descartáveis e alergias, assim com o Bê. 
Usar fraldas de pano é questão de adaptação, assim como qualquer mudança na Vida. Se você não experimentar, tentar mesmo, não vai saber das vantagens...ajuda até no bolso!!! Deixo o artigo para lerem:
Segundo dados hoje revelados na apresentação de um projecto que promove o uso de fraldas reutilizáveisas  tão conhecidas fraldas descartáveis representam 5% de todo o lixo urbano que é produzido. Por este motivo, a  Quercus e o Ministério do Ambiente tentam sensibilizar a população para substituir as fraldas descartáveis  por fraldas reutilizáveis.
Tal como afirmou  a ministra do Ambiente, Dulce Pássaro, na Maternidade Alfredo da Costa, no âmbito do projecto «Fraldinhas», “adoptar fraldas reutilizáveis é uma iniciativa ganhadora”, onde “os pais poupam e o Ambiente ganha”.
De acordo com Rui Berkemeier, especialista em resíduos da associação ambientalista Quercus, um bebé produz entre 800 quilos e uma tonelada de fraldas durante a sua vida. “Um bebé, durante dois anos e meio, produz perto de uma tonelada de fraldas descartáveis”, afirmou,  frisando que a  sua decomposição pode demorar muito anos.
“Normalmente as fraldas descartáveis vão para incineração e, sobretudo, para aterros. O balanço ambiental entre fraldas descartáveis e reutilizáveis é claramente favorável às reutilizáveis. Além disso é uma solução que permite poupar a longo prazo muito dinheiro”, afirmou.
Quanto às fraldas reutilizáveis, estas  são produzidas em algodão, micro fibras vegetais, lã ou malha polar. No entanto, inicialmente a opção por estas fraldas  exige aos pais um investimento grande, uma vez que 24 fraldas podem custar 280 euros.
“As fraldas podem ir entre os 10 e os 24 euros cada. É um investimento que tem retorno em quatro meses. Fizemos as contas e para a fralda mais cara, em quatro meses de utilização pagava-se a aquisição das 24 fraldas”, explicou Cármen Lima, da Quercus.
É importante esclarecer que as fraldas reutilizáveis podem ser usadas durante 2 anos, ficar guardadas numa gaveta até voltarem a ser usadas por um nova criança por mais dois anos. Podem ainda ser vendidas em 2ª mão para utilização por outros bebés.
Durante esta semana em que se comemora a prevenção de resíduos, todos os bebés nascidos em 24 hospitais e maternidades portuguesas vão receber um kit de fraldas reutilizáveis, para que os pais experimentem esta solução.

3 comentários:

  1. Olá AnA, Boa Noite,
    Adorei o seu spost sobre fraldas reutilizáveis, sinceramente eu uso descartáveis pq ñ tenho condições de usar as de pano. É verdade, ñ tenho condições de bancar as de pano. Fui procurar na net uma empresa confiável e achei um absurdo pagar em 3 fraldas a bagatela de R$96,00. Eu tenho um blog chamado http://avidareciclaveldemae.blogspot.com/ e gostaria muito de promover esta prática entre as maes mas infelismente em nosso país ñ existem políticas de conscientização em relação ao ambientalismoso ou coisas relacionadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola,
      o blog e' adorável.
      falando de fraldas ecológicas... eu abri uma pequena empresa que produz Fraldas Ecologicas lavaveis aqui no Brasil faz uma semana. A empresa se chama Biolinum. Ja' vi que tem dois sites do setor adicionadas nos seus links do blog. Sera que poderia por o meu site também? www.biolinum.com
      Nesta fase cada ajuda e' preciosa.
      Desculpe o meu português: sou Italiano.

      Excluir
  2. Olá Juliana!!
    Mas sabe que colocando na ponta do lápis, e considerando o lado sustentável, e pratico, porque pra mim foi bem pratico. não custa tanto assim. Eu comprei 10 fraldas, e 15 absorventes e realmente era muito fácil (depois com certa prática) de lava-las sem gastar muita água e sabão.
    Viu que na Europa já tem as biodegradáveis? E aqui no Brasil nada, né?!

    Bjo!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

MundoBrasileiro