![]() |
google imagem |
Segundo o Guia alimentar para crianças menores de 2 anos: "A introdução dos alimentos complementares deve ser lenta e gradual. O bebê tende a rejeitar as primeiras ofertas do(s) alimento(s), pois tudo é novo: a colher, a consistência e o sabor. No início, a quantidade de alimentos que a criança ingere é pequena e a mãe pode oferecer o peito após a refeição com os alimentos complementares. Há crianças que se adaptam facilmente às novas etapas e aceitam muito bem os novos alimentos. Quando introduzir a alimentação complementar, é importante que a criança receba água nos intervalos das refeições. Mesmo recebendo outros alimentos, a criança deve continuar a mamar no peito até os 2 anos ou mais, pois o leite materno continua alimentando a criança e protegendo-a contra doenças.".
![]() |
google imagem |
Deve se tentar estabelecer horários fixos para as refeições. Bebês que tomam leite artificial podem ser mais regrados. Os que mamam no peito, tendem a mamar antes e depois de qualquer refeição, sem prejuízos alimentares e é o mais comum de se ver. Alias, deve se deixar o bebê que mama ao peito, mamar sempre que quiser e mãe estiver por perto!!
Devemos oferecer três refeições principais, e mais dois ou três lanchinhos nutritivos. Alguns exemplos de lanches saudáveis seriam: as frutas ( todas as que a criança aceita bem, e colocando uma novidade aos poucos); iogurte com pedaços de frutas; tomatinhos cereja; cenoura e pepinos, ralados, em pedaços pequenos (claro se a criança já sabe mastigar bem); pedaços de queijo branco; torrada; pão com queijo cremoso ou algum doce de frutas; leite gelado (pode ser de soja) com frutas; 1 fatia de bolo caseiro;
![]() |
google imagem |
Torne as refeições divertidas e interessantes. E se você tem jeito faça carinhas, ou algo parecido, as crianças adoram! Se a mãe quiser, pode oferecer uma sobremesa após o almoço, como uma fruta ou doce feito em casa ( lembrando que mel é após o 1 ano de idade). Se você quer que seu filho coma alimentos saudáveis, coma junto com ele, sempre mostrando que gosta deste alimento. Os pais são o exemplo dos filhos, e não dá para fugir disso! E afinal de contas todos da família vão ganhar em saúde!
Cuidado com as guloseimas, salgadinhos, embutidos, enlatados, etc, o ideal é não criar este hábito de consumi-los! Doces caseiros e chocolates, se a mãe quiser oferecer, dados bem de vez enquando, não farão mal ( mas é claro que isso vai de cada família).
Lembre se: prepare alimentos frescos, pois os prontos são cheios de corantes e conservantes, além de serem ricos em gorduras, açucares e sódio. Chás e cafés devem ser evitados, eles reduzem a absorção do ferro ingerido. Dê bastante água nos dias quentes para evitar desidratação, lembrando que crianças amamentadas já recebem água pelo leite materno, sendo mais fácil a hidratação.
Deixo a seguir os 10 passos para uma Alimentação Saudável Infantil, do Ministério da Saúde:
Oioi!!! Adorei o texto! Gostei de ler sobre o assunto da perspectiva de uma Doula Nutri!
ResponderExcluirAproveito pra emendar que o leite usado nas vitaminas e papinhas pode ser o materno tb, o idela para o seu bebe!
Aproveito ainda pra fazer uma pergunta que 'e mais um desabafo, rs! O que fazer com uma menina que nao aceita de jeito nenhum nenhuma fruta em pedaco! So aceita sucos e a base da sua alimentacao 'e ovo?!
E compartilho com vcs um texto que escrevi sobre o assunto, a visao de uma DOULA FONO!
http://acalantobh.blogspot.com/2011/04/transicao-alimentar.html
Bjinhos
Oi Juuu! Amei Doula Fono!!! hehehehe
ResponderExcluirÓtimo texto teu,e é a mesma visão das Nutricionistas. Posso postar ele aqui, com teus créditos e link para teu blog, o que acha?
Sim, é verdade o melhor leite para fazer papinhas, batidas com frutas é o da mãe. Mas muitas mães tem panico de ouvir a palavra ORDENHA, sabe?! O que eu faço? Se não dá meeesmo, se a mãe travou e não consegue tirar, recomendo o NAN, pelo menos antes de um ano de idade, e só para fazer as batidas e papas. É uma alternativa. Não sei se já atendeu mães que dizem que o bebê mama muito bem ao seio, mas o leite da mãe, no copinho não rola?
Quantos meses a neném tem? Te digo que a minha também era assim (esta com 20 meses agora), não queria pedaço para ir roendo, de lanche, de jeito nenhum. Eu comecei a comer com ela, sentava e comia, e dizia que estava uma delicia! No outro dia ela estava descascando e comendo uma banana, depois um pedaço de maça, e assim foi indo.
Em relação ao ovo Ju... o ovo deve ser evitado antes do 1 ano, pois pode dar alergia (ele tem potencial alergênico). Se ela já tem acima de 1 ano, e não apresenta nenhum problema em relação a alergias, pode se oferecer o ovo como fonte de proteína, 3 x por semana seria bom. Nos outros dias oferecer outra fonte de proteína animal, ou até vegetal somente. De acordo com a alimentação da família. Consegui te ajudar??
Bjo grande querida!
Oi Ana Luisa!
ResponderExcluirQue bom que vc gostou do texto! Pode postar sim ele aqui tb, com meu nome e tal! Vou adorar fazermos essa troca!
A nenem 'e filha do meu primo. Ja tem 26 meses. Vou dar essa ideia pra ele de sentar e comer e falando que ta bom. Ainda nao tentamos isso! O ovo fico preocupada pq ela come todo dia na verdade. Mas nao tem demonstrado nenhum sinal alergico, apesar do pai dela ter tido alergia a leite qd pequeno, o que foi um trauma na familia!
Lido sim com muitas maes que nao conseguem ordenhar. E respeito muito, pq com certeza nao 'e nada facil a ordenha. Eu so recomendo o uso do NAN qd o bebe nao mama de forma alguma no peito. Pq se mama de manha e de noite no peito, nao vejo necessidade de ter mais outro tipo de leite.
Ja atendi sim muitas maes que falam issodo seios versus o copinho. Acho que tem alguns fatores para considerar nessa historia. O primeiro 'e que oferecer o leite no copinho nao 'e uma tarefa nem um pouquinho facil. Entao muitas vezes a ansiedade da mae ou de quem esta oferecendo acaba atrapalhando. Se o caso for esse tento passar direto par ao copinho de bico de pato, com algumas orientacoes mais especificas. Normalmente tb 'e mais dificil a mae oferecer o copinho. Ja que os bebes normalmente percebendo que estao com a mae, vao fazer de tudo para conseguir o peito. Nas primeiras vezes que oferecem o copinho eu sugiro que seja o pai e que a mae inclusive saia de csa por uma hora, va dar uma volta, ou no salao. Pq se nao a ansiedade e as dificuldades acabam fazendo o pai ceder e pasar o bebe para a mae oferecer o peito. Essas orientacoes sao muito comuns para mulheres que precisam voltar a trabalhar antes dos seis meses e querem manter o aleitamento materno exclusivo!
Vamos trocando ideias! Ah! E parabens pelo sucesso do Blog nesse primeiro ano! Bjus Lu
Oi LUUUU!(digitei errado quase chará, hehe). Os pais dando o exemplo,comendo o que eles querem que o filho coma, é o um dos fatores que vai construir os hábitos alimentares da criança, e é um dos mais importantes! Ovo todo dia, como te falei, não recomendo, existem outras fontes, que não contenham tanto colesterol. A questão da ordenha, ao meu ver é algo muito particular, e que na minha opinião deve ser encorajo e estimulado sempre. Concordo totalmente em relação ao copinho, Lu! É muito fácil oferecer o leite nele, os bebês aprendem rápido. E sim, quem vai ter que oferecer o leite ordenhado e outra pessoa. Também recomendo que as mães saiam de casa, porque elas ficam aflitas, dificultando o processo.
ResponderExcluirObrigada pelo carinho Lu! É para vocês que faço ele! Vou compartilhar teu texto com teu nome e link do Blog! Bjão