segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Dicas para a babá se dar bem com a criança!

Achei muito interessante este texto, e me identifiquei. Como estou voltando aos poucos a minha profissão de massoterapeuta (Doula sempre), consegui que uma amiga de minha mãe (agora minha também) começasse a ficar de olho nos bebês, por 1 hora um pouco mais, junto com a minha mãe. Meus filhos adoraram a Cleusa desde sempre, e ela sempre se mostrou atenta aos meus pedidos.Leiam a matéria, tem dicas para mãe e para a babá!


Especialistas ensinam como manter uma convivência harmoniosa quando a mãe contrata uma profissional para cuidar do seu filho

Lia Lehr
Comstock Images / Thinkstock / Gettyimages
Comstock Images / Thinkstock / Gettyimages
Quando os pais resolvem contratar uma babá para cuidar do bebê, ficam cheios de dúvidas e inseguranças. “Como escolher uma boa profissional?”, “será que ela vai saber cuidar do meu bebê?”, são algumas das perguntas mais comuns.
Por outro lado, também não deve ser nada fácil para a babá chegar em uma casa e ter que se acostumar com uma nova rotina com aquela criança. Sem falar que a criança ainda pode estranhar a babá e em alguns casos, até rejeitá-la. Para que esta adaptação seja tranqüila para os três lados envolvidos, conversamos com a terapeuta ocupacional Luciana Zerbinato e a fonoaudióloga Marília Gabriela Paiva de Moraes, da Pro-Babá. Confira as dicas das especialistas para tornar a convivência harmoniosa e feliz. “Acreditamos que com essas dicas a aproximação entre babá e criança aconteça de maneira mais fluente, sem muitos tropeços. Apesar que tropeços quase sempre acontecem. Mesmo assim, é preciso  ter calma e clareza da situação para melhorar cada vez mais essa relação”, dizem as especialistas.
Como a mamãe deve proceder
Antecipe: se possível explique antecipadamente e várias vezes para seu filho que chegará uma amiga nova para ajudar a cuidar dela. Fale o nome dessa nova parceira e relate as características positivas dela. 
Fique junto nos primeiros dias. Se você não pode, deixe uma pessoa de confiança encarregada disso (vovó, amiga). A babá e a criança ficam mais seguras tendo um tempo para se conhecer.
Aproxime seu filho da babá, faça brincadeiras onde a babá participe. Permita que ela entre na brincadeira (muitas vezes pensamos que estamos facilitando essa relação, mas não estamos dando espaço de verdade para que nossos filhos gostem de outra mulher).
Passe toda a rotina da criança para a babá, horários e rotina de sono, brincadeiras que ela gosta, comidas que ela mais gosta e que não gosta, onde come, de que forma, músicas que já conhece, quanto tempo é permitido ficar em frente à TV, suas birras, seu comportamento.
Como a babá deve agir
Observe a criança brincar e depois entre na brincadeira. Deixe que ela lidere e inclua você aos poucos.
Não imponha o seu jeito de brincar, evite ensinar a criança a brincar. Isso não quer dizer que você não possa dar exemplos, mas cabe a ela decidir se vai segui-los ou não.
Cumpra o que está dizendo. Quando disser “Espere um pouco” ou “Falta só um pouquinho, lembre-se do que você falou e se for preciso, mostre no relógio onde o ponteiro precisa chegar para acontecer o que a criança pediu. Isso facilita a noção de tempo para os pequenos. Para os maiores, vale dizer tudo o que ainda vai acontecer antes daquilo que a criança quer: “Ainda precisamos passar no mercado, depois na farmácia e só então iremospara casa”. Com isso você passará confiança.
Explique o por que das coisas: por que mastigar direito, por que não comer doce antes do almoço, por que não colocar o dedo no nariz, por que não pode ver TV até tarde. Quando a criança entende os motivos e que não está simplesmente sendo proibida de algo muito interessante, ela se acalma e cede com mais facilidade.
Inclua a criança na preparação do lanche, mesmo que seja só pegar o pão e dar a você, ou buscar a mamadeira no armário.
Dia chuvoso não é sinônimo de dia chato e sem ter o que fazer! Uma caixa de papelão pode ser o melhor brinquedo! Transforma-se em chapéu, casa dos bonecos, garagem do carro, prédio...
Sempre observe a criança! Preste atenção aos sinais, ela dará dicas do que está acontecendo, do que quer fazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

MundoBrasileiro