terça-feira, 1 de novembro de 2011

Estudo mostra que papinhas de bebês não têm composição ideal

Esta noticia já é de anos atrás, mas estou utilizando como alerta para pais que acham que não tem problema dar papinha de marcas famosas, porque não tem os corantes e conservantes, e sei lá mais o quê dentro delas. O Ministério da Saúde recomenda, que as papinhas sejam preparadas com alimentos frescos. Uma opção para poupar tempo, faça as papinhas e congele, depois é só aquecer!! Outra coisa muitos pais dão cereais como Mucilon e afins, para bebês de 6 meses e não olham a faixa etária para qual o produto é recomendado!! O Nescau e Toddy não colocam a faixa etária para qual é destinada, diz que atinge tantos por % de tais nutrientes numa dieta de 2000 Kcal. Desculpe, um bebê de 1 ano não ingeri isso tudo de calorias. Prestem atenção muitas propagandas são feitas com crianças, mas isto não quer dizer que o produto seja para a criança. LEIAM OS RÓTULOS! Faço alguns adendos na notícia. Segue a noticia:




Os pais devem ter mais atenção na hora de preparar a papinha dos bebês até 18 meses. Uma tese de doutorado da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) mostra que as refeições oferecidas às crianças não oferecem todos os nutrientes de que elas necessitam nesta faixa etária. Segundo a pesquisadora Tania Beninga, que orientou a tese, as papinhas industrializadas também não têm a composição ideal.

O estudo foi realizado na cidade de Embu, onde funciona o Centro de Saúde-Escola da universidade. Nas 60 famílias acompanhadas, 10% das crianças estavam desnutridas e 60%, anêmicas. Segundo Tania, a baixa concentração de ferro na carne bovina faz com que tanto as papinhas caseiras quanto as industrializadas não ofereçam a quantidade mínima do mineral.
A sugestão dos pesquisadores é reforçar a alimentação dos bebês com fígado e ovo, além de complementar a dieta com sulfato ferroso, disponível nos postos de saúde ( nota do blog: eu descordo, suplementação sem necessidade não deve ser dada).  Tania Beninga acrescenta que prolongar a amamentação também é uma ótima forma de prevenir a anemia já que o leite materno é rico em ferro (nota do blog: a partir do 6° mês a introdução de alimentos é complementar ao leite materno,portanto a amamentação deve ser continuada até 2 anos ou mais).
Além da falta de ferro, outro problema encontrado nas refeições caseiras foi o alto teor de sal e gordura (nota do blog: não deve se adicionar açúcar, sal e óleo nas papas do bebê, pois podem acarretar problemas de saúde ao longo do tempo)Nas refeições industrializadas os níveis de calorias, sódio e proteína eram adequados. Mas, além da carência de ferro, elas excediam as quantidades ideais de gorduras.
- Um dos resultados mais relevantes é que as papinhas caseiras preparadas especialmente para os bebês eram mais equilibradas do que aquelas que eram uma adaptação da dieta da família para as crianças - explica a pesquisadora.
Segundo ela, a papinha ideal tem, no mínimo, 60 calorias, 3g de proteína, 6mg de ferro, e, no máximo, 4,5g de gordura e 200mg sódio por cem gramas. Ela explica que as quantidades de calorias, proteínas e gordura variam muito em função dos alimentos escolhidos. Já a medida de sal é fácil: para uma papinha de cem gramas não se pode usar mais do que uma colher rasa de café (nota do blog: Novamente! Não se adiciona SAL nas papas dos bebês)

2 comentários:

  1. Por isso é tão importante continuar com o aleitamento materno. =)

    ResponderExcluir
  2. Com certeza Tassi!! A partir do 6 º mês a criança deve começar a receber outros alimentos, que são COMPLEMENTARES ao leite materno e, não substitutos. Dar alimentos frescos e não industrializados, vai garantir uma boa aprendizagem alimentar, pelos alimentos saudáveis! Amamentar exclusivamente até o sexto mês, depois introduzir alimentos de forma lenta e gradual, continuando a amamentação até 2 anos ou mais! =D

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

MundoBrasileiro