sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Cinco frases que os pais nunca devem falar para seus filhos

Achei  muito interessante este texto que compartilho com vocês agora... depois me digam a 


opinião de vocês!

capa.jpg
Foto: Nathan Jones

Nesta segunda-feira, 16 de maio, a Organização das Nações Unidas (ONU) comemorou o aniversário de um ano da Convenção dos Direitos da Criança. Na quarta-feira (18) foi a vez de o Brasil celebrar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Em comum, as iniciativas buscam medidas para evitar o envolvimento de menores em conflitos armados, a venda de crianças, os abusos e a exploração sexual.
Apesar de serem mais conhecidos e combatidos de uma forma geral, esses tipos de agressão contra crianças e adolescentes não são os únicos. De acordo com a escritora de livros infantis e editora executiva do site 5 Minutes for FaithGenny Heikka, outras formas de violência acontecem diariamente em muitas casas, impactando para sempre as vidas de muitas crianças sem que os pais nem mesmo percebam o que estão fazendo.
Pensando nisso, ela fez uma lista com cinco frases que as crianças nunca deveriam escutar de seus pais:
1. “Tenha vergonha!”
2. “Estou desapontado com você.”
3. “Qual é o seu problema?”
4. “Como você pode fazer uma coisa dessas?”
5. “Seu irmão (irmã) não faz isso, por que você faz?”
Segundo Genny, a violência verbal pode ser tão devastadora quanto a física e as palavras ditas por pais e mães estressados podem impactar mais do que as frases de carinhos. “Todos nós temos esses momentos em perdemos nossa paciência e dizemos algo para nossos filhos que logo depois nos arrependemos”, lembra a autora, que é mãe de dois filhos. “Nenhuma mãe é perfeita, mas as palavras erradas podem deixar cicatrizes profundas em nossos filhos”, alerta.
Genny também dá algumas dicas de como agir na hora da raiva ou frustração:
  • Não envergonhe seus filhos. Ao fazer isso você diz que há algo de errado com eles, e não com a atitude deles;
     
  • Em vez de gritar, tende abaixar o tom de sua voz. Geralmente isso faz mais efeito. Mantenha o contato visual enquanto fala de maneira clara e pausada. Isso não apenas lhe dá a certeza de que eles estão ouvindo, como também dá um exemplo de auto-controle;
     
  • Tenha a certeza de que seus filhos saibam quais são suas expectativas. Converse com eles sobre como eles devem ouvir o que você fala desde a primeira vez (se eles souberem que terão muitas chances de errar antes de receberem algum tipo de punição, eles irão usar todas elas);
     
  • Não peça a seus filhos para que façam algo (nem grite com eles se não fizerem). Diga: “Eu preciso que você limpe seu prato”, em vez de: “Você poderia limpar seu prato?”. Você se surpreenderá com a reação deles.

2 comentários:

  1. Uma frase que ficou marcada com ferro em mim era a do meu pai dizendo no carro "Se vocês não calarem a boca, eu deixo vocês duas aqui no meio da estrada e sigo sem vocês!" Ele falava isso por que "funcionava", e nós ficávamos com aquela insegurança de que a qualquer momento, nossos pais pudessem abandonar a gente. Eu tenho me policiado muito para não falar coisas desse tipo pro Arthur, e é difícil no meio daquela bagunça toda, e a criança não para, a primeira coisa que vem na cabeça são aquelas frases que os meus pais me falavam. Aí eu paro e fico lembrando de como eu me sentia, ajuda a entender por que o meu filho está agindo do jeito que está naquele momento. Eu demoro um pouco pra dar bronca por que eu fico fazendo todas essas reflexões, mas funciona na maioria das vezes. =)

    ResponderExcluir
  2. Acho que das frases citadas a última foi a que me marcou mais. Até hoje lembro das comparações e cobranças em relação ao que minhas irmãs faziam ou deixavam de fazer e quando penso sei que isso se refletiu muito na minha vida, hoje não mais... tento ser eu e pronto...
    Acho que dizer para a crinça quando ela faz algo errado "você é feio" ao invéz de "oque você fez está errado, faça assim..." também acaba com a criança, ouvi isso muito quando crinaça e ouço gente falando isso até hoje ....
    Eu também penso e reflito sobre o que eu ouvia na infância, sei que é bem dificil educar sem errar, mas valem as dicas...vou tentar...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

MundoBrasileiro