segunda-feira, 11 de julho de 2011

O que é mastite e ingurgitamento nos seios?

Mulherada querida, mastite é uma inflamação da mama que pode se transformar bem rápido em infecção bacteriana. Vocês podem se sentir como se tivessem pego uma gripão brabo! Os seios podem apresentar áreas vermelhas, sensíveis e quentes, que ficam inchadas.  Como o leite não consegue passar, ele se acumula e causa inflamação e inchaço no local. Como saber se é mastite, inflamação?  Entre os sinais da mastite estão calafrios, febre acima de 38,5 graus Celsius e cansaço generalizado. Na maioria dos casos, esses sintomas não se devem a uma infecção por bactérias, e sim pela entrada do leite nos vasinhos sanguíneos dos seus seios, fazendo com que seu corpo trate a substância como uma "proteína estranha", que precisa ser combatida.  A mastite é causada quase sempre, quando o leite "volta" (conhecido como "estase láctea") porque sua eliminação é menor que sua produção. Isso acontece principalmente quando o bebê não esvazia totalmente o seio quando mama. Alguns médicos dizem que as bactérias entram pelas fissuras e machucados do mamilo, causando este quadro. Deve se então consultar um médico e ver se será necessário medicação.
seio avermelhado.
 O ingurgitamento pode acontecer já na primeira semana depois do parto. Vocês podem sentir seus seios inchados, sensíveis, latejando, duros e cheios demais. Às vezes o inchaço chega até as axilas, e você pode se sentir mais quente. Mas é um fenômeno temporário e natural! Nada de pânico meninas! A mama ingurgitada não está inflamada, e para esvazia-lá se deve colocar o bebê a mamar sob livre demanda, assim o desconforto passa. 
Aliás o tratamento, não só ingurgitamento, mas também, para mastite é continuar amamentando, para que as placas de leite de desfaçam. E uma boa massagem nas mamas também contribui!


aqui o seio esta cheio, sem vermelhidão.
Eu tive mastite. Bernardo não sabia mamar muito bem, nas primeiras semanas, então o seio não era esvaziado totalmente. Fui notar só quando começou a doer e tive febre. Tomei antitérmico (orientado pelo médico), fazia massagem, tomava banho com água morna pra ejetar o leite, tentava ordenhar (doía muito), mas o quadro não melhorava. Fiquei assim por 4 ou 5 dias, até que vi que a única solução era deixar ele só no peito afetado, já que o outro estava normal. Doeu bastante pois ele não conseguia pegar direito, por causa do tamanho da mama. Mas foi assim por 2-3 dias, ele mamava mais na mama da esquerda e menos na da direita. Não tive fissuras, Graças a Deus, e meu bebê foi aprendendo a mamar melhor, a mama foi esvaziando e tudo ficou ótimo! Meninas, não desistam de amamentar!!! Problemas vão existir até que vocês e seus bebês se acertem nas mamadas. Isso passa, é só ter paciência, disposição e pedir o apoio da família!

6 comentários:

  1. Adorei a postagem! Muito bom mesmo! Muita gente nem sabe que isso pode acontecer.
    Com meu primeiro filho tive febre também, mas pq o pediatra tinha receitado LA e quando eu dei, rápidamente meus seios ficaram cheios e logo comecei a ter febre. Foi instintivo colocá-lo no peito para que ele tomasse o leite que estava acumulado e rapidinho voltou ao normal!

    Obrigada NaLu por compartilhar informações preciosas conosco!
    Beijo amada!

    ResponderExcluir
  2. É verdade meninas, muitos não sabem que isso pode acontecer e muita gente também deixa de amamentar por esses motivos sem saber o que fazer quando se deparam com seios doloridos, febre e outros sintomas...já ouvi muita gente comentar... Informação é tudo !!!

    ResponderExcluir
  3. Minha amiga está sofrendo muito com mastite,a dela veio a furo em dois lugares com muito pús e sangue pisado muito triste,ela já tomou anti-inflamatório,antibiótico,injeção...já foi a vários médicos e tá dificil de melhorar,sinto muita pena dela,procuro ajudar no maximo. Pelo menos o bebê continua mamando muito bem nos dois seios. O bebê já está com 2 meses. Eu amamentei muito meus dois filhos,o mais velho mamou até os 5 anos e o mais novo até os 3 anos,eles são muito saudaveis,meu leite empedrou mais não chegou ao ponto do dela. Espero que ela melhore logo

    ResponderExcluir
  4. tive mastite há 22 anos atrás passei por uma cirurgia no seio por conta da mastite so que agora estou sentindo dor no seio e sinto um caroço no seio sera que pode ser um câncer estou com muito medo. vanusa

    ResponderExcluir
  5. Tive mastite também, GEEEEENTE DOI MUUUUITO!
    Não tive orientação adequada, minhas amigas que já tinhas filho, disseram pra mim
    fazer compressa de agua morna e passar o pente, no sentido pra baixo da barriga, como se tivesse penteando o peito... mas nada resolvia. O grande problema era que minha filha dormia mas do que mamava, e eu ainda quase não tinha bico de peito, o que dificultou ainda mais, fiquei assim por 1 semana. Pra vocês terem ideia, de tanto eu tentar da a mesma mama, para tentar esvaziar o peito, meu bico inflamou, sangrava e ainda caio um pedaço, era horrível, mas mesmo assim eu tentei, tentei mesmo. Mas infelizmente depois disso tudo, tive TROMBOSE POS PARTO, Tive que ficar internada por 15 dias e devido aos anticoagulantes, não pude amamentar mais a minha filha. Senti muito, porque o que eu mais queria, era amamenta-la.
    Mas graças a Deus minha filhota ta enooorme, cheio de vida e saúde!!!
    Procure um medico, assim que você suspeitar que é mastite, é o melhor que farão, além dos antibioticos que ele vai passar que ajudara muito, é bom continuar amamentando, para esvaziar a mama, por mais que doa!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

MundoBrasileiro