sexta-feira, 8 de julho de 2011

Novo equipamento mede a elasticidade do períneo e traz mais segurança no parto normal !

Nunca houvi falar deste tal aparelho. Preciso saber mais...Renata Olah, fisioterapeuta e Doula, favor me explicar mais!! hehehe. É isso tudo mesmo? Não vai aumentar o numero de episiotomia? Favor , me dar tua opinião profissional!



Aparelho permite que a gestante fortaleça a região e evite cortes desnecessários na hora do parto


Bruna Menegueço

O Departamento de Obstetrícia da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) desenvolveu um aparelho que mede a elasticidade do períneo (região entre a vagina e o ânus) de gestantes. O equipamento – o primeiro no mundo criado para essa finalidade – permitirá ao obstetra avaliar com mais segurança a necessidade de uma episiotomia, corte na região realizado durante o parto normal para facilitar a passagem do bebê e evitar uma possível laceração (quando o bebê rompe). O corte pode causar demora na retomada da vida sexual, incontinência urinária e dificuldade de movimentação. 

A medição poderá acontecer no terceiro trimestre de gestação. Se for constatada rigidez no períneo que possa prejudicar o parto normal, o médico indicará exercícios e massagens para melhorar a elasticidade e fortalecer a região. 

Para desenvolver o modelo, a fisioterapeuta da Unifesp Miriam Zanetti e a obstetra Mary Nakamura, conduziram um estudo com 227 gestantes usando um aparelho alemão que tem a finalidade de melhorar a elasticidade da região. Miriam fez a adaptação para o novo aparelho em parceria com obstetras. "Já testamos o protótipo em algumas gestantes, e o produto se mostrou eficaz. Hoje não existe método para avaliar se é preciso ou não fazer episiotomia. Quem decide é o médico", diz Miriam. Indica-se a episiotomia quando o período expulsivo se torna muito prolongado, há sofrimento fetal, é indicado o uso de fórceps e quando o obstetra observa risco iminente de rompimento do períneo. 

O novo aparelho vai ajudar o médico a tomar a decisão. Será de muito uso tanto para evitar episiotomias desnecessárias quanto para indicá-las e evitar lacerações graves.

4 comentários:

  1. Ola Renata

    Li essa matéria e também fiquei na duvida.... Queria que tivessem publicado uma foto do treco pra gente ter uma noção. Acredito que seja parecido com o Epi-NO, que serve para trabalhar os musculos do perineo e melhorar a dilatação. Veja o site http://www.partosemreceios.com/partos/index.php?option=com_content&view=category&layout=blog&id=25&Itemid=68.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Eu conheço o Epi no, mas ainda acho estranho esse negocio de ver se a episio é necessaria ou não, sendo que ela nao é necessária nunca.

    ResponderExcluir
  3. Ok! Acho válida a preocupação em preservar o assoalho pélvico das gestantes, evitar a episiotomia e tals. Mas, será que não é melhor orientar essas mulheres a cuidarem de seu períneo, massagearem, escolherem uma posição mais favorável para parir, respeitar os puxos voluntários e tudo mais?? Assim evitamos não só a episiotomia como a laceração!!
    Precisamos mesmo ter que introduzir um objeto estranho em nossas vaginas para termos a falsa ilusão de que nosso períneo será "salvo"? E quem garante, que usando este aparelho você não será submetida à episio? A equipe que te atenderá te garantirá isso? E o tamanho do bebê? Não interfere? E a condução dos puxos, posição deitada, esforço materno?? Se for tudo conduzido de qualquer forma, adianta ter preparado o períneo para não ser cortado?
    E eles usaram como modelo o EPI-NO... eu comentei sobre ele no meu blog. É uma opinião pessoal.. olha lá: http://www.renataolah.com.br/2010/02/epi-no-o-que-e-isso.html
    EU, Renata, não gosto de treinar gestantes introduzindo objetos em suas vaginas. Se sabemos que nem o toque de rotina é bom, pra quê ficar introduzindo outras coisas?
    No fim, Ana... acho que novamente a Ciência está tentando inteferir no processo natural de parir e nascer.. e eu não sei se isso é legal! Te respondi o que você queria? Beijo!

    ResponderExcluir
  4. É o que acho também, Rê!! Interferências demais, dizer que previne episio, só vai dar corda para mais episio e laceração. Obrigada por comentar!! Fique a vontade sempre que quiser expressar o seu ponto de vista! Bjoo

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

MundoBrasileiro