terça-feira, 26 de julho de 2011

O bebê que não engorda

Quando o bebê não engorda, é porque, em primeiro lugar, precisa de mais peito. Mais tempo, maior frequência. É ridículo dar leite de vaca à criança quando é possível lhe dar leite de mãe!
Tentemos nos imaginar no corpinho do bebê. A forme surge de repente e invade todas as sensações em uma onda de desespero e angústia. A única coisa que o acalma é o peito da mãe, que apazigua a fome, a dor e a escuridão. Também angustiante é a sensação de quietude, pois o ventre materno era dominado por movimentos e sons. A quietude provoca desamparo. Os bebês ficam mais tranquilos nos braços de suas mães. Na maioria das culturas não ocidentais, as mães carregam seus filhos em tipóias, bolsas ou "cangurus" amarrados e pendurados nas costas, portando os bebês sem deixar de ter os braços livres. Carregar o bebê é parte da lactação.
Estamos acostumados a insistir nas questões físicas: quantidade de leite, tempo de cada amamentação, peso do bebê etc., em vez de sentir o corpo do outro e se deixar levar pelas sensações de prazer. Porque se trata de prazer! As mães que amamentam com prazer são aquelas que estão sempre carregando seus bebês e as que, além disso, estão em permanente comunicação consigo e seus filhos.
[...]
Para amamentar, uma mãe necessita de introspecção, de estar em contato com seu eu e de apoio emocional. Precisa sair do mundo material e entrar no mundo sutil, no mundo das sensações e da intuição. Amamentar é conhecimento mútuo e entrega. O bebê se alimenta de leite, mas acima de tudo, se alimenta do contato corporal com sua mãe. 

Quando um bebê não engorda o suficiente, a primeira recomendação é carregá-lo no colo de dia e de noitem porque assim o bebê terá estímulo constante e, sem que se dê conta, a mãe o estará alimentando mais vezes, com mais frequência. Diante desta proposta, as mães costumam reclamar: "Mas então não vai me sobrar tempo para fazer nada!". Trata-se exatamente disso, se há uma decisão genuína de amamentar o bebê.


Fonte: http://maternarconsciente.blogspot.com/2011/07/o-bebe-que-nao-engorda.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

MundoBrasileiro