domingo, 7 de agosto de 2011

SMAM 2001- Contribuição Cris de Melo

Nesse domingo, ultimo dia de comemoração da Semana Mundial de Aleitamento Materno, temos a contribuição da colega Doula Cris, de Florianópolis. Ela conta como foi sua experiência em amamentação, e como tudo ocorreu naturalmente, até o desmame. Leiam!!
Sofia recém nascida mamando!
Mesmo antes de ser mãe eu sonhava com a amamentação, sempre que pensava em ter filhos no futuro, eu imagina uma menina em meus braços, mamando e sorrindo. Por tanto sonhar, acabei  engravidando aos 17 anos, do meu querido marido hoje juntos a 6 anos. Me preparei na gestação lendo tudo, ouvindo experiências, e tive medo de passar pelos principais problemas que muitas relatam. Mamilos fissurados, falta de leite, ou o excesso do leite causando mastite, etc.
Quando a Sofia nasceu em Abril de 2007 foi um dia especial, o parto em si não foi como eu queria, passei por uma cesárea desnecessária, mas graças a essa experiência também virei uma Doula. Logo após o nascimento dela, quando chegamos no quarto, minha mãe foi a primeira pessoa a colocá-la para mamar, e foi como colocar algo na tomada. Simplesmente ela encaixou e começou a sugar. Foi emocionante, olhar para seus olhinhos, sentir seu corpo quentinho no meu corpo, não tem como descrever.
E assim, fácil eu amamentei exclusivamente por 6 meses, logo depois introduzi os alimentos pouco a pouco, conforme a pediatra me guiava. Aliás, foi fundamental ter uma pediatra maravilhosa e capaz do meu lado, ela foi a principal pessoa a me incentivar no aleitamento exclusivo. Inclusive quando eu achava que não daria conta de tirar leite todos os dias, para que ela mamasse enquanto eu estudava ( estava terminando o ensino médio).
Ela continuou mamando até completar 1 ano e 6 meses, nessa época eu já não me sentia tão á vontade amamentando, ela mordia muito, brincava no peito ao invés de mamar, e ainda acordava no meio da noite. Sou a favor da amamentação enquanto ela satisfaz mãe e bebê, e resolvi testar, quando ela pedia peito eu brincava com ela e a distraía. Se ela insistisse eu amamentava. Fiz isso um dia todo, e no dia seguinte ela já não pedia mais, e quando eu oferecia ela negava. Ela estava tão pronta para o desmame que fez tão rápido que quase fiquei com uma mastite, e tive que ficar ordenhando muito para não empedrar.
Hoje que ela tem 4 anos, me sinto totalmente realizada com a amamentação, ela raramente fica doente, e se alimenta com tudo. Hoje como Doula incentivo  a amamentação diariamente,e aconselho para que as mulheres se informem para estarem prontas, e que mesmo que tenham dificuldades, não desistam.

Cris De Melo
Doula & Mãe da Sofia 4 anos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

MundoBrasileiro