sábado, 6 de agosto de 2011

SMAM 2001- Contribuição de Melissa Silva Conceição


A Mel assim como a Déa, são irmãs de causa de ideais, que acreditam que a mulher tem o poder sim, de amamentar seu filho, pelo tempo que for necessário. Ela é acreditou nisso e não desistiu!! Leiam seu relato:
Mel e Pedro
Eu sou a Melissa, Mãe do Pedro de 1 ano e 4 meses, Nutricionista. A minha experiência sobre aleitamento materno é ótima, pois graças a Deus, não tive nenhum problema. Durante a faculdade tivemos disciplinas referentes a aleitamento materno e confesso que não tinha nem ideia de como era.
Quando engravidei comecei a prestar mais atenção nas histórias das mães ao meu redor, algumas não tinham leite,outras o leite era fraco, outras o bebê não queria mamar, etc. Só histórias sem sucesso nenhum. Eu com meus peitos tamanho PP, achava que teria dificuldades, mas no decorrer da gravidez observava o peito aumentando e um pouquinho de líquido que aparecia de vez em quando.
Quando o Pedro nasceu logo foi amamentado e nós dois não tivemos nenhuma dificuldade. Ele nasceu na sexta-feira, mas somente na segunda é que pude sentir o peito “cheio”, uma maravilha, achava que ele não daria conta de mamar , pois era muito leite. Mas ele deu conta sim.
No  segundo mês o Pediatra achou que ele estava com fome, porque chorou no momento da consulta. Eu disse que não era bem assim, que fome ele não tinha não. Então, na consulta seguinte a surpresa foi com o peso que não havia aumentado tanto conforme o esperado. O Pediatra então receitou o famoso leite artificial, quando ele começou a escrever na receita eu já comecei a chorar, fiquei indignada e não consegui dormir a noite inteira pensando, será que meu filho estava mesmo com fome? Eu o amamentava em livre demanda, sempre que ele queria. Depois que passou a revolta pensei melhor e decidi não dar o LA, era um absurdo, meu filho sempre foi tranqüilo, atento e vinha se desenvolvendo bem. Nessa hora valeu o conhecimento da minha profissão. A partir daí confesso que não dei mais nenhuma importância para o que os Pediatras diziam durante a consulta, só levava ele mesmo por que era necessário. Aprendi a dar valor ao que tinha aprendido na faculdade, pois estava vivenciando tudo e comecei a me preocupar com as outras mães que diziam ter problemas na amamentação e realmente não recebiam estímulo algum do profissional de saúde que cuidava do seu filho.  Sempre que converso com alguma gestante ou mãe de algum bebê que está em idade de ser amamentado, gosto de passar a minha experiência.
 Graças a Deus, o meu filho não ficou doente nenhuma vez durante o primeiro ano de vida. Nunca precisei comprar mamadeiras, bicos e LA. Mesmo assim recebo olhares atravessados de pessoas que não entendem a importância do aleitamento materno exclusivo até o 6º mês de vida. Me mandavam dar chás e LA para quando eu precisasse sair de casa. Ou um suquinho, ou guaranázinho, ou nescauzinho que alimenta. Absurdos que vão passando de geração em geração, e que espero acabem na nossa.
FUTURAS MAMÃES! O Aleitamento materno exclusivo é a melhor  coisa que a gente pode fazer pelos nossos filhos nos primeiros seis meses de vida. Algumas talvez tenham algumas dificuldades, mas nunca devem desistir. Em todos os aspectos o leite materno é ótimo. Na questão de saúde, crescimento e desenvolvimento do bebê (há sempre novas pesquisas falando de todos os benefícios do leite materno ;na recuperação pós parto da mãe (perdi 90% do peso adquirido na gravidez , somente no 1º mês de vida do Pedro); na questão de higiene e praticidade ( não é necessário uso de mamadeiras, nem levantar durante a madrugada para preparar leite); na questão financeira ( já viram quanto custa uma lata de LA e quantos dias dura cada uma?).
O LA é necessário em algumas ocasiões é claro, mas não em todas. O uso deve ser uma exceção e não a regra da alimentação do bebê.
Agora meu filho está com 1 ano e 4 meses, ainda amamentado em livre demanda. Pretendo continuar amamentando até 2 anos ou mais, se for da vontade dele, da minha com certeza vai ser, afinal além de tudo é um momento só nosso, e é nessa hora que consigo mostrar pra ele todo o amor e carinho que sinto por ele !

2 comentários:

  1. Parabéns a colaga Mel pela bela experiencia de amamentação, que ótimo que não teve dificuldades e nem precisou dar LA, sirva de exemplo para outras mamães!!!

    ResponderExcluir
  2. Déa, tenho certeza, que vocês ajudaram muitas mães!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

MundoBrasileiro