sexta-feira, 5 de agosto de 2011

SMAM 2011- Contribuição Andréa Alexsandra Silva Carlos

Andréa é nossa colaboradora de hoje (sei que esta tarde, mas ocorreu um imprevisto, desculpem). Ela é mais que uma colega de profissão, é uma irmã de causa, de ideais! Escreveu um maravilhoso relato de sua história de amamentação, leiam:
Inácio e Déa no mamaço!

Meu filho Inácio nasceu e ficou comigo durante todo o tempo de permanência no hospital. Logo na sala de recuperação eu já tentei amamenta-lo, ele até tentou mamar, mas nada de leite, o bebe não chorava só me olhava e dormia.



No quarto a mesma coisa, eu o botava pra mamar, mas parecia que ele não tinha força para sugar, sugar o que? não descia leite e ele não reclamava parecia que não sentia fome. No outro dia nada dele mamar eu já estava bem preocupada, pois achava que ele estava com fome, mas o médico e enfermeiras diziam que não me preocupasse que ele tinha reservas... No final do segundo dia eu continuava tentando e nada, então uma enfermeira veio buscar o Inácio para dar infelizmente LA(leite artificial), nessa hora agente pensa só em alimentar o bebe, mais foi muito triste, pois não era o que eu tinha imaginado meu filho tomando LA...o filho de uma nutricionista...

No terceiro dia fomos para casa e nada de leite, na saída o médico receitou spray e medicamento para ver se ajudava a descer, comecei a usar e no final do dia começou a sair um pinguinho de leite fiquei feliz mais era muito pouco, neste dia meu filho tomou LA no copinho em casa.
No outro dia já saia um pouco mais de leite, mas o bebe não conseguia sugar e começou a choradeira, minha e dele, claro ele sentia fome, então eu tirava o pouco que saía com uma maquininha(sei que não é recomendado mas manualmente não saía de jeito nenhum) e dava no copinho, mas não era suficiente ele chorava muito dia e noite, passamos vários dias assim só no LM(leite materno) que eu tirava e que não era suficiente.
Na primeira consulta com a pediatra tive um susto, meu bebe tinha perdido 365g e a médica achou que era uma perda muito grande. Então começamos um tratamento de choque 30ml de LM a cada 2h no copinho, antes é claro botava ele no peito pra incentivar, além de utilizar um método para alongar meu mamilo plano e assim o Inácio conseguir sugar melhor, optei por protetores de seio de silicone com furo, ajudava um pouco. Passei 24h tirando e dando LM para ele, e tivemos um aumento de 100g em 24h, nos próximos dias fomos aumentando a quantidade de leite, pois a minha produção também estava aumentando aos poucos, pra ter uma idéia, o aumento que falo era de mais ou menos 50 ml de leite dos dois seios que eu levava uma meia hora para tirar. De dia corria tudo bem eu tirava tudo o que podia de leite e estocava, mas mesmo assim na madrugada era preciso dar LA.
Foram dias de angustia, fiz de tudo, massagens, banho quente, passei pente no seio, usei sutiã cortado, chorava a cada vez que via meu bebe tomando aquele leite artificial. Bom, não gosto, mas tenho que confessar, até uma mamadeirinha daquelas bem pequeninhas andou por lá, ela servia somente para emergências, eu sabia do risco que corria se a utilizasse direto. Eu tinha medo de ele nunca pegar o seio e eu não conseguir amamentar, de meu leite secar de vez, e até de meu filho não me reconhecer como mãe, ao mesmo tempo ficava tranqüila em saber que ele estava tomando todo o meu leite e que aos poucos a demanda aumentava e mesmo com o protetor de silicone ele estava sugando melhor a cada dia. Meu marido deu grande apoio e ficou preocupado comigo, pois me via chorando, eu dizia pra ele me deixar chorar que o choro me dava mais força para continuar e não desistir. As pessoas à volta nunca me falavam nada, mas eu sentia que não acreditavam que eu ia conseguir, realmente não acreditavam, hoje falam.
Aos poucos fui diminuindo as ordenhas na máquina e dava apenas o seio primeiro sem o protetor, depois com o protetor, e somente se fosse preciso o LA.
Lá por volta de 1 mês e alguns dias, meu filho já estava sugando bem sem o protetor e um belo dia para minha felicidade recusou a fórmula, desde então ele passou a mamar normalmente como se nada disso tivesse acontecido e daí em diante até os 6 meses ele mamou somente LM e como mamou, hoje com 11 meses ainda mama e pretendo continuar amamentando não sei por quanto tempo.
Não tive ingurgitamento nem fissuras, antes que elas me aparecessem passava leite no bico(restinhos de leite para economizar-risos).
Em fim, tenho noção de que a minha experiência serviu para ver que na prática amamentar requer muita perseverança, sei que utilizei de alguns métodos que não são os ideais recomendados, eu estava consciente dos riscos e os utilizei com cautela. Todo o esforço foi recompensado, pois meu filho tomou se não todo, quase todo o leite que saiu do meu peito e isso é o que realmente importa, digo que eu e meu filho vencemos juntos a primeira batalha da vida dele, pois ele também foi forte e não desistiu.

Andréa Alexsandra Silva Carlos – Nutricionista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

MundoBrasileiro