terça-feira, 2 de agosto de 2011

SMAM 2011- Contribuição de Alessandra Flores

Sofia, 1 ano e 7 meses de amamentação!
Alessandra Flores é formanda em Nutrição pela PUC/RS, e esta contribuindo hoje com trechos do texto sobre Aleitamento Materno, do "Guia Nutricional da gestante- Nutrindo Vidas", que ela e a queridíssima Karina Soares Frantzeski (formanda) criaram com muito amor e dedicação! Fui convidada a contribuir em um trecho do Guia falando sobre a Doula, me senti muito honrada pelo convite. Este não é um simples Guia para gestantes, nele não se vê somente a Fisiologia da gestação e do nascimento, de uma forma impessoal, e até fria. Nele se vê a mulher gestante e seu bebê como seres únicos, que devem ser respeitados e cuidados. Logo estará a venda. Obrigada pelo texto querida. Segue o texto:


Aleitamento Materno
Nenhuma voz fala mais alto que o silêncio do olhar entre mãe e filho durante o gesto simples, e ao mesmo tempo complexo, de amamentar. Após o nascimento a primeira reação da mãe é querer o filho junto ao peito, vasculhar cada pedacinho do pequeno bebê para ter certeza de que está tudo bem. É como se cheirasse e lambesse a cria, e em seguida alimenta o filhote com um extinto enigmático, afinal somos mamíferos e não há como fugir da nossa classe do reino animal.
Dar de mamar é um processo que depende de diversos fatores, como por exemplo, a produção de leite que é determinada pela ação hormonal na gestação e intensificada com a prática da amamentação adequada. Há uma grande influencia do meio externo, como os mitos e medos que rodeiam a mulher, além do estilo de vida. A mãe que passa por momentos de estresse no período da lactação pode ficar desmotivada e com isso diminuir a produção de leite. O equilíbrio emocional é muito importante nesse momento.

Aleitamento Materno Exclusivo
O leite materno é um alimento completo e natural, rico em todos os nutrientes necessários, contêm vitaminas, gorduras, açúcares e proteínas, todos apropriados para o organismo do bebê. Por isso é de fácil digestão. Além de nutritivo, há substâncias protetoras que não se encontram no leite de vaca e em nenhum outro leite.
Amamente o seu filho na primeira hora de vida, já na sala de parto, até o 6º mês somente com o leite do peito, sem oferecer água, chás ou qualquer outro alimento. O leite materno é suficiente para suprir as necessidades de nutrientes e de água. Essa prática exclusiva é reconhecida por um consenso mundial por trazer muitos benefícios, o aleitamento materno exclusivo é fundamental para a saúde e desenvolvimento da criança devido às vantagens imunológicas e psicológicas de curto e longo prazo.

Vantagens do Aleitamento Materno
O organismo do recém-nascido é estéril, ou seja, livre de bactérias e por isso suscetível a diversas infecções. O leite humano previne infecções gastrintestinais, respiratórias e urinárias, ao mesmo tempo possui efeito protetor sobre as alergias, especificamente, para a alergia à proteínas do leite de vaca que são grandes responsáveis pela maioria das alergias infantis. A proteção que o leite materno proporciona faz com que os bebês tenham uma melhor adaptação ao iniciar a alimentação complementar, já a introdução precoce de alimentos pode desenvolver alergias alimentares.
A partir do 6º mês é preciso iniciar a alimentação complementar, oferecendo outros alimentos, inclusive a água, que deve sempre ser filtrada ou fervida. O leite materno deve continuar sendo oferecido até o segundo ano de vida do bebê.

Vantagens à mãe, ao pai e à família
. Reforça os laços afetivos, pois transmite amor e carinho.
. O corpo da mulher gasta mais energia e com isso ocorre a perda de peso.
· Faz o corpo voltar mais rapidamente ao normal, principalmente o útero.
· Por diminuir o sangramento após o parto, reduz as chances de a mulher ter anemia.
· Diminui o risco de a mãe ter depressão, câncer de mama, de ovário e osteoporose.
· É econômico e prático. Não precisa ser comprado.
· Não é preciso ferver, misturar, dissolver coar e esfriar.

Vantagens para o bebê
· O leite materno é um alimento completo.
· Protege o bebê de infecções, alergias, diabetes, obesidade, cáries e outras doenças.
· Mamar no peito desenvolve os músculos da face, por isso contribui para o desenvolvimento da fala e dentição.
· Por ser nutritivo contribui para o desenvolvimento e crescimento da criança.
· É fácil de digerir e por isso facilita a evacuação e evita diarréia.
· Está sempre pronto e na temperatura certa.


O ALEITAMENTO MATERNO TRAZ BENEFÍCIOS À MÃE, AO BEBÊ, À FAMÍLIA E TAMBÉM PARA A SOCIEDADE. POR ISSO, NUTRA, ACOLHA E ACALENTE O SEU FILHO. AMAMENTAR É UM ATO DE AMOR E DE PROTEÇÃO.


Texto retirado do Guia Nutricional da Gestante – Nutrindo Vidas.

2 comentários:

  1. Adorei participar do teu blog Ana, trabalhos como o teu merecem reconhecimento e divulgação sempre.

    "...por um futuro muito melhor!!"
    Alessandra Flores

    ResponderExcluir
  2. Amada!! eu é que agradeço o reconhecimento!! Mesmo! Mas o trabalho de vocês duas vai fazer diferença, no nosso meio, com os colegas de profissão!!Tenho certeza! Bjocas!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

MundoBrasileiro